4 de abr de 2016

Como eu me livrei da oleosidade da pele


Onze anos e eu já tinha alguns cravinhos. Com doze começaram a de vez enquanto surgir algumas espinhas. Mas o que me incomodava pra valer mesmo era a maldita oleosidade. Não me refiro á causa dos cravos e espinhas, mas a própria dita cuja mesmo. Minha pele sempre foi muito oleosa, em alguns verões atrás eu mal terminava de me maquiar e parecia que tinha vencido alguma maratona de rua ou acabado de sair de uma sauna, porque de fato transpirava oleosidade! Aquela que lembra suor, só que gordurenta, sabe?

Aguentei isso relativamente de boa até meus 14, 15 anos. Eu não cuidava quase da minha pele, usava bastante maquiagem, para remover fazia uso de lencinhos umedecidos pra bebê e lá de vez enquanto, quando lembrava, usava alguma mascara para remoção de cravos ou sabonete apropriado para pele oleosa. Detalhe: Eu nunca lembrava! Outro detalhe: Muitas vezes eu dormia de maquiagem.

Aí resolvi ir na dermatologista, isso faz cerca de três anos; Ela me receitou um sabonete liquido e um creme, mas não esses que a gente vê nas prateleiras da farmácia ou compra em catálogos, e sim produtos dermatológicos mesmo, que não são recomendados fazer uso sem consulta. 

- Grande coisa! - pensei - Um simples sabonete e um cremezinho pra passar antes de dormir será capaz de tirar a oleosidade da minha pele? Duvido!

Comprei os produtos, o dia chegou ao fim e lá estava eu testando-os. Nada muito diferente do tradicional. Foi um dia. Dois. Talvez três. Acordei e percebi que minha pele estava descamando. Usei por mais um ou dois dias, e aí ferrou de vez; Ardia, descamava, coçava, e ficou bem avermelhada. Parei de usar e nunca mais toquei neles. Não faço ideia se isso foi porque talvez eu seja alérgica á algum dos produtos ou porque eles não são bons, sei lá, mas achei melhor deixar eles quietinhos no fundo da gaveta. 

Acabei não indo mais na dermatologista, por pura preguiça, procrastinação e também um pouco de medo dela me receitar mais alguma coisa que cague com meu rosto. Depois de alguns dias meu rosto já estava bom de novo, mas ainda oleoso, e aí voltaram as preocupações com ele. 


Além dos produtos que não deram certo, a dermato havia perguntado se eu tomava algum anticoncepcional e quando minha resposta foi negativa, me recomendou ir na ginecologista e começar á tomar; Pois algumas pilulas, além de prevenirem a gravidez e regularem a menstruação, também tem controles hormonais, ou seja, ajudam a controlar a oleosidade da pele. A ginecologista então me receitou a pilula Iumi, a qual tomei por alguns meses, antes de trocar para a Aixa, a qual tomo hoje. 

Não sei dizer se foi ao certo por causa da pilula, mas percebi que realmente minha pele ficou menos oleosa depois de alguns meses. Mas ainda não estava boa o suficiente.


Aí acrescentei na minha rotina alguns produtos de limpeza facial que uso até hoje. 


O primeiro deles é um gel de limpeza, o ideal é enxaguar com água morna, por isso passo ele no rosto antes do banho e enxáguo no mesmo. Costumo tomar banho de manhã, então minha pele fica limpinha para começar bem o dia.

Eu tenho alguns cravinhos e quando percebo que eles começam a surgir e ficar visíveis, trato logo de esfoliar minha pele com o microdermoabraasão passo 1 e logo após uso o passo 2. Eles realmente deixam os cravos bem menos aparentes. Antes eu usava duas vezes na semana, hoje em dia costumo usar uma.

E por último, aprendi que pele oleosa não significa pele hidratada! O mesmo serve para os cabelos. Hidratar é sempre importante. Então costumo usar um pouco de hidratante antes de dormir; No inverno que minha pele fica ressecada as vezes uso também logo que saio do banho.


Além desses produtos, há mais ou menos um ano percebi que só lencinhos umedecidos não eram suficientes pra limpar minha pele. Acrescentei mais alguns produtinhos.

Após tirar tanto a make dos olhos quanto da pele com os lenços, uso o demaquilante bifásico para a região dos olhos e a loção demaquilante para a pele. É impressionante porque a gente acha que a pele já está limpa, mas passa demaquilante e sai mais maquiagem ainda!

Depois disso uso o tônico, que consegue limpar ainda mais. Além de usar para remover o que resta de maquiagem, uso as vezes antes de passar a maquiagem pra remover alguma possível sujeira ou mesmo oleosidade.

E de vez enquanto, quando eu lembro, uso também essa mascara de pepino. Ela é super refrescante e deixa a pele sequinha e hidratada.


A maquiagem também foi algo que mudei.

Eu usei durante bastante tempo uma base qualquer, que além de não durar muito no meu rosto, creio eu que contribuía mais ainda para a oleosidade minha pele.

Aí comecei a usar a base da Asepxia, para pele com acne. Não vou cuspir no prato que muito comi! Era boa de fato a base, porém, não sei explicar bem o porque, mas me adaptei melhor com a que uso até hoje - Pure Make Up, da Maybelline, para peles oleosas. A faixa de preço se não me engano é a mesma, em torno de R$ 30, só que a da Maybelline é bem mais fácil de encontrar do que a da Asepxia, que geralmente, pelo menos aqui em Pelotas(RS), eu precisava ir em vários lugares pra finalmente achar a base da minha tonalidade.

O pó facial continuo usando o mesmo de antes, o da Safira, que custa pouco mais de 2 reais e eu acho surpreendentemente bom. A diferença é que hoje em dia não passo mais pó com a esponjinha que vem na embalagem, pois ela concentra muito pó e acaba deixando a pele com aspecto muito pesado, e na minha opinião, a oleosidade acaba ficando mais visível até - Uso um pincel de pó, esse que mostrei juntos com vários outros nesse post aqui.

Nesse vídeo aqui tem eu usando a base e o pó (e preparando a make que uso pra gravar vídeos), cliquem aqui e confiram!


Outro produto que tem salvado minha vida nos últimos tempos são essas toalhinhas absorventes de oleosidade, que são na verdade papéiszinhos tipo papel manteiga, mas que fazem milagres.

Ano passado eu chegava da escola com a pele bem oleosa, a maquiagem já podrinha, tinha que tirar toda ela e fazer de novo caso fosse sair novamente. Minha pele ainda é um pouco oleosa, então chego em casa com ela brilhando, aí uso essas "toalhinhas".

É só encostar na pele e ela tira somente a oleosidade, mas mantém a maquiagem. 

Como estudo de manhã e faço academia no inicio da tarde, não estou mais vivendo sem elas! Chego do colégio e já uso e tô pronta pra sair de novo.


Outro fator importante é a alimentação. Clichê, eu sei! Mas realmente de fato é verdade. Naqueles dias que eu como mais gordurices percebo que minha pele fica um pouco mais oleosa mesmo. Não tô falando pra viver de salada, mas é bom equilibrar. E tomar água também é importantíssimo! Eu confesso que não tomo o ideal recomendado, porque sou bem preguiçosa pra isso, não tenho paciência pra ficar tomando água o tempo todo, então não costumo tomar mais que uns 500 ml por dia, o que ainda sim é melhor que nada.

E foi assim que eu diminui bastante a oleosidade da minha pele! 

E vocês, tem ou já tiveram a pele oleosa? Como cuidam disso?
Me contem nos comentários!

32 comentários:

  1. Já tive pele com problemas de acne e tratei com pílula e cremes da Bioderma! :D
    Beijinhos querida

    Blog Denise de Assis
    Facebook Page

    ResponderExcluir
  2. a pilula tambem ajudou bastante a minha pele!
    beijinho!
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Minha pele é muito oleosa, mas tenho uma preguiça tão grande de ficar passando cremes e cremes :/
    Queria uma invenção que fosse prática e funcional. hahaha

    Beijosss
    http://blogclose-it.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas. Eu também tenho uma pele oleosa mas tenho uma rotina bem mais pequena do que a tua :p

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. meu deus vou tentar seguir os seus passos porque não sei mais o que fazer com a minha pele que no caso é mista :( enfim vou fazer e ver o que vira *-* adorei o post <3
    http://www.donab.net/

    ResponderExcluir
  6. Minha pele também é Oleosa, parabéns pelo post! Vou tentar seguir as recomendações!
    http://isaberenice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Minha pele tem uns pontos mais oleosos, também acho toalhinhas absorventes de oleosidade um máximo! Uso produtos Mary Kay demais, até porque minha mãe é revendedora, então temos sempre por aqui, você faz muita coisa pela sua pele, né? Isso é ótimo! Só falta a água, que já no meu caso não é um problema, acho que eu bebo mais de 2 lts num dia aiushaiusha

    Tem post novo no blog, vamoxx?
    talodemaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Minha pele era super oleosa e depois da minha gestação, minha pele ficou super seca. Já usei alguns desses produtos que você mostrou e também ajudou bastante.
    Beijos
    www.decaronanamoda.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas! Percebi minha pele um pouco menos oleosa com o uso de pílula.
    Não conhecia esse "lenço" da MK, achei o máximo e fiquei mega curiosa!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Gostei das dicas
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderExcluir
  11. Minha pele é oleosa demais ..vou seguir tudinho. rs


    Bjim ...
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir
  12. adorei ver tudo que vc fez tbm tenho a pele mt oleosa e nao vivo sem lencinho que absorve oleosidade, tbm adoro esses produtos da MK

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Eu também tenho a pele oleosa,e depois de muita teimosia eu aprendi a cuidar melhor da minha pele e utilizar os produtos corretos para a mesma.
    Ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijso

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito de saber tudo que fez para melhorar a oleosidade de sua pele, minha pele é mista e sou muito indisciplinada para cuidar e também bebo pouca água, mas estou tentando melhorar.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito das dicas, principalmente porque a minha é bastante oleosa :(

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  16. Menina que coisa, cheguei a sentir o ardume no rosto com você descrevendo o que te aconteceu.

    Que bom que você conseguiu fazer melhorar. Também teno o rosto bem oleoso e sei como é ruim.

    Beijooo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Instagram: @aquelenaoblog |

    | Canal no Youtube |

    ResponderExcluir
  17. Que maravilha de produtos eu estou especialmente querendo os da mary kay que dizem ser realmente bons, os da avon já usei e amei, agora tenho usado a linha clindo que a dermatologista passou então acho que ta funcionando. Amei o post. Beijoss

    www.cantinhodalory.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Esses lencinhos para oleosida são tudo de bom, eu adoro
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  19. Tenho ovário policístico e o uso do anticoncepcional ajudou muito no tratamento e para melhorar minha pele. Gostei muito das dicas, as vezes tenho preguiça de limpar a pele e de remover a maquiagem, mas sei como isso faz mal.
    Ah! Te indiquei para receber um prêmio bem legal lá no blog, não sei se já ganhou, mas depois dê uma passadinha lá pra entender melhor!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  20. Nossa, que dicas ótimas. Graças a Deus eu nunca sofri muito disso, sempre tive quase nada de cravo, hoje em dia só uso o sabonete da asepxia e ja ajuda muito, mantem o controle e nao me dá mais nada praticamente.

    Minhas redes sociais:
    Blog | Canal | Insta

    ResponderExcluir
  21. Minha pele sempre foi mais sequinha e eu agradeço a Deus, porque eu realmente não saberia cuidar dela.
    Adorei as dicas, vou mostrar esse post pra minha irmã
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Te entendo completamente, também sempre tive a pele muito oleosa e só consegui amenizar o problema aos 19 também graças aos anti-concepcionais! Confesso que não cuido tanto da minha pele como deveria e até tenho alguns dos produtos que mostrou, mas sempre esqueço de usar. ^^
    Xerim :)
    www.trilouca.com
    Canal no YT: http://www.youtube.com/c/blogtrilouca

    ResponderExcluir
  23. A minha pele é muito oleosa, mas meu cabelo é muito mais, então eu cuido bastante d oleosidade do meu cabelo para não descer para o rosto, mas no rosto eu uso um sabonete (que esqueci o nome), lavo duas vezes ao dia, já usei ele lenço da MK, eu adorei. Queria muito poder tomar essa pípula, mas só posso tomar uma que são de 28 :/

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos
    Carol Peclat

    ResponderExcluir
  24. Amei as dicas! Minha pele também é oleosa então eu sei exatamente o que é passar por vários tratamentos.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adorei !! Amei as dicas, preciso muito me livrar da Oleosidade!!
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  26. Que bom que tem vindo a melhorar :).
    Eu continuo oleosa Ahah

    ResponderExcluir
  27. Mk tambem me ajudou a controlar a oleosidade da minha pele, mas com outra linha.

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Que post bem feito. Adorei saber os detalhes dos cuidados da sua pele e tudo o que fez. Amei mesmo!

    www.karenbartolomeu.com

    ResponderExcluir
  29. Minha pele sempre foi normal.
    Mas gostei bastante do seu post, ótimas dicas.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Fan Page

    ResponderExcluir
  30. Ótimas dicas, adorei!
    http://www.lenouveaugrunge.com/

    ResponderExcluir
  31. Oi querida! Adoro seus posts e amei saber sobre esse anticoncepcional pois tenho muitos problemas com espinhas. Tenho ovário policístico é por isso. Estou em dúvida sobre o melhor método pra mim. Estou pensando em usar os injetáveis pois não corre o risco de esquecer. Você conhece algum? Achei este site http://cyclofemina.com.br/ da injeção Cyclofemina mas queria saber mais sobre experiências com ele. Aguardo a resposta. Obrigada!

    ResponderExcluir