11 de fev de 2016

Livro | Como eu era antes de você


Lou Clark, aos 26 anos, é uma pessoa extremamente comodista. A moça trabalha em um café local, mora com os pais e namora Patrick á anos, um cara que ela deixou de gostar bastante tempo atrás. E pra ela tá tudo ótimo assim, ela não vê porque mudar. Mas aí o tal café fecha. E a moça que não tem nada de experiencia no currículo e nem uma formação boa o suficiente começa a procurar emprego. Atendente de lanchonete e funcionária de uma fábrica de processamento de frangos fora alguns de suas tentativas fracassadas. Até ela descobrir de uma vaga para cuidadora de deficiente físico, sendo mais especifica, de um tetraplégico.

Com bastante relutância, ela colocou um terninho emprestado e foi á entrevista. Foi escolhida, apesar de não ter experiencia alguma no ramo, pois a mãe do rapaz de 35 anos, Will Traynor, que foi atropelado por uma moto e perdeu o movimento das pernas e dos braços, queria justamente alguém que não fosse uma enfermeira, e sim uma possível amiga.

O que Lou não sabia é que o motivo do contrato ter seis meses era justamente porque esse era o tempo de vida que restava para Will. Não, ele não tinha nenhuma doença terminal! Ele decidiu morrer em seis meses. Após tentar suicídio algumas vezes e não aguentar mais viver dependendo dos outros para tudo, ele conseguiu convencer sua família há marcar um suicídio assistido em uma clinica no Dignitas, na Suíça, onde isso é permitido.

A única esperança para a família de Will era que Lou o fizesse mudar de ideia, mostrasse o lado bom da vida para ele, já que além de ser paga para ficar de olho nele, ela também deveria fazer com que ele se divertisse. No inicio do livro ambos se estranhavam completamente, ela não entendia como alguém poderia ser tão mal humorado e irônico, ele não suportava ela. Com o tempo as coisas mudaram.

Quando Lou descobriu sobre o suicídio, de inicio se recusou á continuar trabalhando para a família Traynor, já que não concordava com a ideia. Mas após pensar mais á respeito, decidiu se esforçar pra mostrar pra ele que, sim, ele pode ter uma vida feliz mesmo com suas grandes limitações. Ela começou então a fazer listas de lugares que talvez ele gostasse de ir, coisas que provavelmente gostaria de fazer. Sua nota meta de vida no momento era fazer ele feliz todos os dias, á todo custo.

O tempo foi passando e cada vez eles se gostavam mais e Lou temia pela morte dele, que estava cada dia mais perto. Será que ele desistiria da ideia por causa dela? Será que ela terminaria com Patrick e ficaria com ele? E se ele não desistisse, o que mudaria na vida dela?

"Como eu era antes de você", da escritora Jojo Moyes, é um daqueles livros que nos faz ficar horas lendo de tanta curiosidade, que nos emociona e transmite de fato o que os personagens estão sentindo, e que, principalmente, passa lições valiosas. O livro contém 318 páginas divididas em 27 capítulos. É narrado em primeira pessoa, em sua maior parte por Lou, mas em alguns capitulos outros personagens que narram, como sua irmã, Treena, e também Will, e o pai e a mãe dele. 

Se me mandassem classificá-lo em uma categoria, eu provavelmente não conseguiria. Romance? Drama? Comédia? O livro tem de tudo um pouco, de uma forma que não nos faz cansar de ler. Não é aquele drama sem fim, não é aquele romance tradicional água com açúcar. Eu realmente me surpreendei muito com a leitura, superou todas minhas expectativas.

Eu acho que o que a gente puder fazer de bem para o outro, a gente deve fazer. Pois aquilo volta pra gente. Muitas vezes mudamos a vida de alguém pra melhor e acabamos por mudar a nossa vida também. Lou e Will mudam a vida um do outro. É maravilhoso acompanhar a vida de um homem que já não tinha mais vontade de viver ganhando cores novamente. É incrível acompanhar Lou se desacomodando, fazendo coisas novas e se esforçando para fazê-lo feliz. Sobre o final não tem nada que eu possa dizer que não seja spoiler.

Adorei o livro, ele com certeza entrou na lista dos meus favoritos! Super recomendo.








E vocês, já leram? Gostam desse tipo de livro?

20 comentários:

  1. Vi o trailer do filme hoje e a história pareceu-me um bocado cliché... Beijinho

    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o trailer do filme eu fiquei apaixonada de cara, ja tinha visto a capa do livro e nao me atraiu muito,mas depois do trailer quero muito ler.

    http://garotadosuburbio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O livro tanto o filme tá sendo muito comentado. Nunca tinha ouvido falar dele. Mas quando lançar o filme quero assistir, pelo nome parece que vai ser muito bom!


    http://mocinhacaseira.blogspot.com/
    Instagram: @gabrielarocha07

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro mas gostei de conhecer
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia. Gostei do post e do que li.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah,não conhecia esse livro,mas me interessei bastante e vou procurar um pouco mais sobre ele :3
    Beijas,
    Mundo perdido da Carol

    ResponderExcluir
  7. Achei bem interessante!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho ouvido falar super bem desse livro, preciso lê-lo!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Já dizia o poeta "Gentileza gera Gentileza". Adorei a resenha uma excelente indicação de bom livro.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  10. Eu tô com muuuita vontade de lero livro, especialmente agora que vai sair o filme. Sei lá, pelas opiniões da galera e o que leio nas sinopses parece o exato tipo de história chorável que eu adoro, hahaha!

    ResponderExcluir
  11. Todo mundo que lê Jojo Moyes se apaixona pelos livros. Ainda não li, mas morro de vontade, principalmente agora que vai sair o filme.
    Acho que ele poderia ser definido como comédia romântica, um pouco de drama, romance e comédia :)
    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  12. Já separei ele aqui na minha lista de livros que preciso comprar pra ler. Um xeruh!!!

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir
  13. esse livro pqp!
    foi um que mais me chocou! eu chorei, mais eu chorei, mais eu chorei! aquele choro de escorrer coriza do nariz e tudo, de soluçar mesmo!
    Jojo criou o enredo de forma a mexer com as minhas emoções de tal forma que eu rezei por um milagre o livro todo! eu queria o final feliz, eu precisava dele pra continuar acreditando que Lou e Will seriam felizes, só que eu não consegui enxergar que a felicidade também é uma escolha e que o que é bom para uns não é para outros
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei a sua resenha, arrasou! Esse livro tá na minha wishlist há tanto tempo, e ainda não conseguir ler :( Quando o trailer do filme lançou, fiquei louca pra ler logo, então vou tentar antes que o filme saia em cartaz, hahahahahaha

    Com amor,
    Steph • http://naoeberlim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro livros assim, a história me agradou muito
    Vou comprá-lo quem sabe vai para minha lista de favoritos também
    Me visita
    Beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. A história em si parece ser bem clichê. Peguei o livro na biblioteca aqui da minha cidade e começarei a ler hoje, amo livros assim... que mostrar o amor acima de tudo. Além de que, depois do trailer maravilhoso do filme, já estou apaixonada!

    site: garotatransparentee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Vi o trailer do fi,me e apesar de ser uma história cliché pareceu-me interessante de ver em casa no meio das mantinhas :), mas acredito que o livro deve ser bem melhor.
    Beijinhos

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  18. Todo mundo fala muito bem desse livro. Estou louca para ler.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir