13 de jan de 2016

Livro | Reconstruindo Amelia (Kimberly McCreight)


Adoro livros de suspense, daqueles que a gente fica cada vez mais ansiosa pra saber o que de fato aconteceu e muda de opinião trocentas vezes durante a leitura! Se tiver um draminha adolescente e uma pitada de romance, melhor ainda. "Recontruindo Amelia", da escritora americana Kymberli McCreight é exatamente assim.

Nas primeiras 25 paginas nos deparamos com o suposto suicídio de Amelia, uma menina de 15 anos, filha única e exemplar de Kate, mãe solteira que trabalhava muito. A garota fazia o estilo certinha e nunca se envolvia em problemas - pelo menos era isso que sua mãe pensava. Realmente era de fato verdade, mas o tal fato mudou bastante algumas semanas antes da tragedia, quando a moça foi convidada para entrar em um clube secreto, as Magpies, do colégio particular onde estudava, Grace Hall.

O livro, que conta com 351 paginas, não é sobre uma adolescente revoltada que usa drogas, faz sexo com desconhecidos e, sei lá, rouba coisas. E sim sobre uma menina que vive uma fase complicada, em que ao mesmo tempo que está se descobrindo, se vê solitária, confusa, sendo manipulada por algumas pessoas. Amelia nunca deixa de fato de ser a garota correta que sempre foi, apenas se envolve com as pessoas erradas, faz algumas besteiras e passa por alguns problemas típicos da adolescência, como desilusão amorosa e uma mente um tanto confusa. 

A garota tem como amigo virtual um garoto chamado Ben, o qual nunca viu na vida. Ela é melhor amiga de Sylvia, menina com estilo e personalidade bem diferente da dela - Enquanto Sylvia tem de fato personalidade, apesar de ser um pouco "a louca que fica desesperada atrás de macho", Amelia é aquele tipo de menina que em todos os relacionamentos (sejam amorosos ou de amizade) é sempre a submissa, a passiva, que ainda não se descobriu, não sabe bem o que quer e faz as coisas pensando mais nos outros do que em si mesma.

Antes de tudo começar a acontecer ela era uma aluna exemplar, que tirava sempre notas ótimas, mas se sentia estranha por ter só Sylvia e Ben como amigos, por não saber quem é seu pai e, principalmente, por não sentir atração por meninos - Ela se perguntava se ela simplesmente não gostava de homens, ou se ainda não tinha conhecido o cara certo.

Kate recebeu um telefonema do colégio avisando que sua filha tinha sido suspensa por três dias e ela deveria busca-la imediatamente. Que estranho, logo Amelia, aluna exemplar que nunca foi pega fazendo coisas erradas! Ao chegar lá, uma cena de horror, sua filha se jogou do telhado, supostamente um suicídio por impulso. 

A mãe da garota não acredita que a filha tenha se matado, e começa a receber mensagens ofendendo-a e dizendo coisas do tipo "Amelia não se matou. Eu e você sabemos disso!". A partir dai começa a investigação, onde são feitas perguntas á vários suspeitos e toda vida virtual da menina começa a ser fuçada pela sua mãe e pela policia - que leem cada mensagem, cada postagem. Kate começa a descobrir um lado da Amelia que ela não conhecia.

A narração do livro é intercalada pela mãe e pela garota. Há também postagens do Facebook dela, troca de mensagens e os posts de um tal blog "Graciosamente", que serve somente e unicamente pra fofocar e falar mal da vida de (quase) todos que estudam em Grace Hall. Os tempos também são intercalados, enquanto em um capitulo a mãe descobre coisas e procura mais pistas já apos a morte da filha, no outro Amelia narra o que aconteceu semanas antes de morrer, e quanto mais perto a mãe vai chegando de descobrir o que de fato aconteceu, mais dias e horas vai faltando para o tal talvez suicídio de Amelia.

A parte narrada em terceira pessoa por Kate no inicio são um tanto entediantes, pois contém muitos detalhes sobre o trabalho dela, dialogos muito longos e maçantes; Mas quando a mãe começa a investir a morte da filha, a coisa começa a melhorar! E as partes de Kate são sem duvidas as melhores. Me surprendi muito com a maneira como a escritora consegue pular da narrativa de uma mãe pra narrativa de uma filha sem se perder em nenhuma das duas, realmente é como se duas pessoas estivessem escrito o livro, uma adulta e uma adolescente, linguajar e pensamentos apropriados usados na hora certa.

O livro é rico em detalhes e tudo se encaixa, como se mesmo no inicio nada tivesse sido escrito em vão. As respostas e suspeitas vão surgindo aos poucos, nos deixando cada vez mais intrigada. É uma história bem real, se não fosse pelos clubes secretos que, pelo menos aqui no Brasil não é comum. 

O final eu confesso que não gostei tanto assim, quando foi se aproximando da data em que Amelia morrera, fui ficando cada vez mais curiosa e criando muita expectativa, mas o real motivo da morte foi revelado nas últimas páginas, sem uma preliminar emocionante pra isso; Algumas linhas antes da morte ser revelada, cheguei a pensar que o acontecido narrado ali não teria relação com a morte, que provavelmente a tragedia aconteceria algum tempo depois de outra maneira. Foi surprende? Foi, mas não tão positivamente, não tão "Oh, Meu Deus!", simplesmente foi diferente daquilo que eu imaginei - e creio que diferente do que a maioria das pessoas imaginou também.

Apesar da maior parte da narração de Amelia se passar dentro do colégio ou em torno disso, e ser um colégio americano, não tem aquela coisa que filminhos colegiais americanos tem, da garota mais popular e tudo mais, sabe? Na verdade existem sim, como em todo colégio, algumas meninas que por algum motivo se destacam mais, nesse caso, justamente as meninas que lideram o tal clube secreto, em que o objetivo principal é basicamente sacanear com os outros, fazerem as meninas fazerem coisas que não querem e, ora o outra, curtir uma festinha com bebida e drogas liberada. Porque Amelia estava no tal clube? Inicialmente curiosidade, mas depois surge um motivo em especifico que a faz querer ficar, apesar de todo o porém que a incomoda.

O livro não aborda só a tragedia, mas também a vida de uma adolescente, seus medos e inseguranças, seus dramas, sua primeira vez, seu primeiro relacionamento, a relação de mãe e filha, amizades, homossexualidade e alguns trechos de outros livros, que Amelia tinha mania de publicar em seu Facebook.

Não é um livro super leve de ler, mas também não é pesado, a gente sente aquele friozinho no estomago, aquela ansiedade de tanta curiosidade, sabe? Mas se emocionar lendo, por exemplo, comigo não rolou, acho que não é pra tanto. 

Comprei ele nas Lojas Americanas do Shopping Pelotas por R$ 9,90. Achei a capa super linda e esse é o primeiro livro dessa escritora que eu leio. Apesar de ter 300 e poucas páginas, conclui a leitura em relativamente pouco tempo, não tem como ler só um pouquinho sabe? Fiquei presa no livro, li horas seguidas e foi difícil largar antes de finalmente descobrir a verdade sobre a morte de Amelia.

Adorei muito esse livro, com certeza entrou pra listinha dos meus favoritos! 
Super recomendo.










E vocês, já leram? Gostam desse tipo de livro?

35 comentários:

  1. Adoro ler as tuas abordagens sobre os livros.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu odeio ler livros, porque sempre paro na metade ou a primeira página que leio é a última. :/
    Me dá uma dica pra gostar rs

    Beijos,
    http://blogmacaverde.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia este livro,mas adorei a resenha! Eu curto bastante um pouco de suspense *-*
    Beijas,
    http://mundoperdidodacarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha!
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha Gabi. Vou colocar na minha lista de próximas leituras. Beijo!

    http://naoeberlim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. nossa a historia parece msm mt envolvente e interessante, curti ver a resenha desse livro por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha, vai para os favoritos.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  8. Nunca li, mas gostei bastante, vou procurar ♥

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Awn, acabei de colocar esse livro no meu kindle graças a sua resenha. Fiquei muito curiosa pra saber o que realmente acontece com ela.

    Beijos Amora
    www.amorascomclasse.com

    ResponderExcluir
  10. não tinha ouvido falar nesse livro ainda, mas a resenha é ótima, fiquei até curiosa com a historia, vou procurar esse livro aqui na minha cidade.
    bjos
    http://emily-mimizinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Acho esse tipo de leitura muito pesada, nunca gostei! Bela resenha!
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, mas eu prefiro leituras mais leves, mas descontraídas!

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos Carol Peclat

    ResponderExcluir
  13. Não é o meu estilo de livro mas gostei de ficar a conhecer!

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  14. Fiquei curiosa para ler, apesar das ressalvas. e caraca, foi baratinho hein, e é que tem essa diagramação linda!

    - Entretanto -

    ResponderExcluir
  15. Nossa amo livros de suspense, gostei muito de sua resenha, fiquei com vontade de ler.


    Beijos,

    {Blog Pensamentos Irreais}  {Twitter}   {Fan Page}



    ResponderExcluir
  16. Estou a seguir o blog também!
    Não costumo ler muitos livros mas este parece bem interessante :)

    Blog - Coco made me do this

    XOXO

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que história tensa! Eu sei que não é uma história leve, mas, ao contrário de você, acho que eu iria achar pesada sim. Rs
    Mas, ao mesmo tempo, parece bem envolvente. =)

    Beijos, Blog Mudei Modei ♥

    ResponderExcluir
  18. Nossa, quero esse livro pra ontem!Fora o enredo que por si me chamou a atenção, os detalhes que vc mencionou das duas visões da história, com certeza deve ser fantástica!
    Gabi, vim conhecer hoje seu blog e já curti e estou te seguindo! Gostaria de te convidar a conhecer o meu também, o Spazio di Libri. Meus últimos 2 posts são de um clássico, "o inferno de Dante", e uma série contemporânea inspirada nele, "o inferno de Gabriel". Espero que goste e, em caso positivo, que participe também me seguindo, curtindo, comentando, como quiser.

    Abraços, sucesso!
    Fernanda

    http://spaziodilibri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Nota-se que fizeste o post com muito entusiasmo, eu não consigo gostar de livros não sei porquê :(.
    Ótimo post

    ResponderExcluir
  20. Que livro lindo e ao mesmo tempo triste... =/
    Eu li um livro parecido, A Lista Negra, mas esse parece ser bem mais eletrizante, só de ler sua resenha fiquei na curiosidade de ler e saber o que realmente aconteceu com a Amélia.
    Vou baixar o livro em PDF e ler na semana que vem.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  21. Parece ser interessante e está super barato, talvez eu compre! Porém senti um spoiler forte na resenha, né? Ela morreu mesmo? Huahuahua. Beijos!

    http://mechamadebella.blogspot.com.br/2016/01/lembrancas.html

    ResponderExcluir
  22. Parece ser interessante e está super barato, talvez eu compre! Porém senti um spoiler forte na resenha, né? Ela morreu mesmo? Huahuahua. Beijos!

    http://mechamadebella.blogspot.com.br/2016/01/lembrancas.html

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia, parece bem legal.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá minha linda!
    Venho cá avisar que mudei o URL do blog, que antes se chamava "18 Shades of Glitter" e agora tem como nome "Quase Italiana". Vou publicar brevemente um post a explicar o porquê disto tudo!
    Aqui fica o link do blog, caso quiseres continuar a seguir (visto que o outro url já não existe) http://quase-italiana.blogspot.pt/

    Beijinhos e desculpa o incomodo!

    ResponderExcluir
  25. Esse livro parece ser muito dramático e não gosto muito de livros assim mas a resenha me deixou curiosa para saber o final!

    www.descrevendonuvens.com

    ResponderExcluir
  26. Não é de todo o meu género de livro, mas gostei do post!
    Obrigada pelo comentário! Segui de volta :D

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  27. Caramba, amei o livro! Também amo livros de suspense misturado com um pouco de romance, vou procurar para ler, e gostei muito da sua resenha, rica em informações!


    Beijos

    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Por conta do excesso de detalhes talvez eu não leria,mas achei a resenha interessante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Bastante suspense mesmo hehe! Parece ser muito intrigante! Flor, obrigada pela visita no meu blog já estou seguindo o seu e gostei muito!

    blogilumiinar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia o livro, gostei muito da sua resenha e fiquei muito curiosa pela leitura, adoro um bom suspense e investigação. Gosto muito quando o autor intercala os acontecimentos nos capítulos e não mantem aquela ordem normal, isso deixa a história mais interessante. Uma pena o final não ter te surpreendido tanto, mas fiquei muito curiosa pelo que acontece e já quero na minha estante!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  31. Já preciso ler este livro, sei que vou me prender nele e amar, adorei demais a resenha.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. O livro parece ser ótimo! :)
    Um beijo.
    http://julietasemromeu2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir