28 de jul de 2015

Livro: Elliot Allagash - Diário de um ex-perdedor (Simon Rich)


Olá pessoal! Lembram da resenha literária anterior que eu postei aqui no blog um tempinho atrás? Pra quem não sabe do que eu tô falando, já resenhei um outro livro do mesmo escritor, Simon Rich, aqui no blog, e foi nesse mês ainda, no dia 09. O livro anterior se chama "Trabalhar no Paraíso pode ser um Inferno" e, como eu contei pra vocês naquele post, foi uma leitura muita agradável, curti demais mesmo o livro; Era o primeiro que eu tinha lido do Simon, junto com aquele comprei esse também, e agora vim contar pra vocês um pouquinho sobre ele.

Único porém dos livros do Simon é que os títulos são muito grandes, vocês não acham? Nesse caso, poderia ser só "O diário de um ex-perdedor", mas não, ele teve a infelicidade de colocar o nome do carinha, Elliot Allagash, antes, o que ficou bem confuso, já que o "perdedor" de fato não é Elliot, e sim Seymour.

Seymour é um garoto nada popular, sem amigos, do tipo virjão que não pega ninguém e não tem vida social. Não, ele não é nerd. Na verdade, nem estudar direito o pobre coitado consegue fazer. Daí ele conhece Elliot, riquinho mimado que gosta de manipular as pessoas, como se ele estivesse jogando xadrez e pessoas fossem suas peças. Não preciso comentar mais nada né? Elliot resolve então brincar de tornar Seymour um cara popular. Com muitas armações ele consegue. 

Não, Seymour não deixa de ser o virjão sem amigos e sem vida social. As notas dele aumentam muito, mas não, ele também não se torna inteligente. O que acontece é que Elliot consegue fazer o moço passar uma imagem de ser um cara bacana, sendo assim, ao invés das pessoas o excluírem, elas que vão atrás dele - que por sua vez, inventa mil e uma desculpas pra continuar sendo o mesmo virjão isolado de sempre, só que fingindo ser um cara muito ocupado e importante. 

Elliot arma diversas situações pra favorecer cada vez mais a imagem de seu brinquedinho predileto, consegue respostas das provas pra ele garantir boas notas e até entrevista em um programa de televisão, se vinda de algumas pessoas também, sacaneando-as de alguma forma. Seymour passa todo esse tempo gostando de Jéssica, garota que era feia, ficou gata, e é logo afim de Lance, o cara que mais zoa com ele. Há outros personagens que aparecem bastante no livro: Terry, o pai de Elliot, que tem sempre muitas histórias pra contar para Seymour, mas não dá atenção nenhuma ao filho e pede relatórios semanais do que o filho anda fazendo para James, o motorista particular faz-tudo do mesmo; Ashley, garota meio nerdzinha, que disputa eleição para presidente de classe com ele e perde, fica um tempo sumida e depois reaparece totalmente mudada; E lógico, os pais de Seymour, alguns colegas e alguns professores.

Da mesma forma que "Trabalhar no Paraíso pode ser um Inferno", é um livro bem leve de ler, sem muitos momentos fortes e/ou emocionantes. Conta basicamente a história de Seymour desde que ele conheceu Elliot, da oitava série até o terceiro ano do ensino médio. É o tipo de história adolescente, colegial americana, com muita besteira e que a maior preocupação é ser popular. Não curto tanto esse tipo de história, acho fraca, mas Simon Rich conseguiu tornar isso tudo tão legal, o tipo de livro que prende a gente na leitura, que é bom de ler mesmo.

O livro é narrado por Seymour e tem 213 páginas. O foco não é o final, que é bem sem graça e esperado até, mas a história mesmo, a maneira como as coisas se desenrolam e como de repente Seymour vê tudo na sua volta mudar tão de repente. Curti demais esse livro, recomendo!








E vocês, já leram? Gostam desse tipo de livro?

52 comentários:

  1. Adorei a resenha.. fiquei interessada a ler esse livro!!
    Já tem post novinho esperando por você!! É uma enquete, opine você também!!
    Curta a nossa página no Facebook, é só clicar: https://www.facebook.com/blogrolamuito
    Muitos beijinhos..

    ♥ www.rolamuito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Muito obrigada, fico muito feliz que tu adorou :D

      Excluir
  2. me chamou bastante atenção o livro, otima resenha
    amora venha conferir também o meu blog que esta cheio de novidades, looks e vídeos
    www.blogdaary.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida, fico muito feliz que tu gostou :D

      Excluir
  3. Não conhecia e nunca tinha ouvido falar desse livro mas parece ser bem bacana, gostei da dica.

    Minhas redes sociais:
    Blog | Canal | Insta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda! Que bom que tu gostou, fico muito feliz :D

      Excluir
  4. Não conhecia mas achei bem legal!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Digamos que prefiro os filmes colegiais americanos, mas confesso que não conhecia esse livro. Gostei da resenha e a capa do livro também está bonita.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Já eu não curto muito esse tipo de filme/livro kk Mas esse é bem legal, e a capa é linda mesmo.

      Excluir
  6. Não conheço, mas parece bem ;)

    beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho tido tanta preguiça de ler livros de histórias sabe? Mas essa me instigo, vou ver se consigo comprar ><

    Entre Amigas Blog

    ResponderExcluir
  8. Uma ótima dica de leitura, beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Kkkk verdade... nomes compridooos gente.

    Mas a historia parece ser bem legal mesmo. Gostei da tua resenha :)

    Beijo.

    | Sorteios Na Web |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Muito obrigada, fico muito feliz que tu gostou :D

      Excluir
  10. A história parece ser interessante,e divertida também.
    Amei a resenha ;)
    bjs

    http://nescacristina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida, fico muito feliz que tu amou :D

      Excluir
  11. O comentario de Daily sobre o livro eh interessante. E sabe o que eu acho? Que titulos grandes podem ter alguma estrategia de publicidade ..
    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez, mas que é chato ter que falar todo esse titulo cada vez que eu me refiro á ele, há se é kkk

      Excluir
  12. Muito legal!! Beijos

    http://marla-grace.blogspot.com.br/2015/07/como-ganhar-dinheiro-extra-com-seu-blog.html
    http://www.facebook.com/pages/Unhas-Esmaltes/231428246983716?ref=hl

    ResponderExcluir
  13. ótima resenha flor, não conhecia o livro!
    Tem vídeo novo mostrando meus batons do momento!
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Muito obrigada, fico muito feliz que tu gostou :D

      Excluir
  14. Nunca li e nem conhecia o livro! Mas gostei bastante, ás vezes é bom ler esses livros levinhos pra passar o tempo, né? Esse parece ser bem divertido!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  15. nao conhecia esse livro ainda! Amei a resenha

    www.karenbartolomeu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda! Muito obrigada, fico muito feliz que tu amou :D

      Excluir
  16. Com certeza vou colocar na minha lista pra ler, adoorei! Parece ser bem interessante! :D

    Blog: www.iathilamarques.com.br/
    Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques

    ResponderExcluir
  17. deve ser bem bacana né? :)


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia mas parece ser bem bacana!
    Bjs
    http://daniellaalessandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. AmOooo livros =D E esse parece ser muito bom '' Quero ler *-*

    http://garotaglamourosapaty.blogspot.com.br/
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom sim, linda *-* Leia que vais adorar!

      Excluir
  20. Parece incrível :)
    Nunca tinha ouvido falar.. Adorei a sinopse!!

    Curta:
    https://www.facebook.com/BLOGAngelP?fref=ts

    Insta:
    @angelpoubel

    Big Kiss ;*
    www.angelpoubel.com

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia esse livro!
    Seu comentário é bem vindo na minha nova postagem, seguindo sua Fan Page
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    instagran: @luanacarvalhoi
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. Oi linda! Que bom que tu amou, muito obrigada, fico muito feliz :D

      Excluir
  23. Parece ser um livro bem bacana, gostei! Te taguei lá no blog, dá uma olhada :D BJS
    Ficaantenada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bem bacana sim, linda :D
      Pode deixar que olharei sim!

      Excluir
  24. Não conhecia :)
    Beijinho*
    Novo post no blog
    http://andreiiaad.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  25. Adorei a dica, vou procurar.
    Tem postagem nova no meu blog, passa lá.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Lojinha de Templates: ➥Lojinha Blog Chic
    Meu Instagram➥@simarapink
    Meu Canal no Youtube: ➥ Vídeos do Canal
    ✿.♥.✿.♥.✿.¸.•*¨*•►BeijosssssssssSimara Pink ♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir