29 de jun de 2015

Livro: Um dia (David Nicholls)


Quanto tempo que eu não trago uma resenha literária pra vocês né? Acreditem se quiser, mas passei todo esse tempo lendo esse livro kk Sim, logo eu que costumo "devorar" livros grossos em poucos dias kk Isso porque eu tava numa ressaca literária inexplicável, e o livro em si é um pouco cansativo mesmo (já contarei o porquê).

O livro "Um dia" conta a história de duas pessoas. Não, eles não são um casal, pelo menos não durante a maior parte do livro. Emma e Dexter eram colegas de faculdade e mal se falavam, até que acabaram ficando (e passando aquela noite e o dia seguinte juntos), depois disso resolvem que serão somente amigos e nunca deixariam de se falar, e o livro vai contando a história deles nesse tempo que passou. Emma era o tipo de garota intelectual e ao mesmo tempo liberal, Dexter era o tipo de cara que é popular nos filmes americanos, fácil que dá dó (o moço não consegue conter seus desejos, digamos assim, e fica com geral) e metido á gostosão; Um casal assim daria certo? Provavelmente não.

Emma mesmo formada na faculdade arranja trabalhos aleatórios durante a maior parte do livro, como por exemplo, garçonete de uma lanchonete mexicana; Dexter vira apresentador de um programa de televisão e fica rico/famoso durante algum tempo. Emma cresce aos poucos na vida, arranja um emprego melhor, começa a publicar alguns livros e ganhar dinheiro suficiente pra ter uma vida consideravelmente boa; Dexter começa a decair, vendo seu sucesso ir ralo á baixo. Emma namora alguns poucos carinhas aleatórios; Dexter fica com mais mulheres ainda, namora algumas, se casa com uma alemoa estranha e tem uma filhinha. No final Dexter se separa da esposa dele e Emma do namorado francês dela, e eles ficam juntos. E não, isso não foi um spoiler, isso foi o obvio mesmo, aquilo que todo mundo já sabia que iria acontecer. Por esse motivo em especifico a leitura é um pouco maçante, não rola aquela curiosidade toda, tu já sabe o final, não tem nenhum mistério pra desvendar; Apesar disso, no final rola uma parte que me surpreendeu bastante, a única parte que achei realmente inesperada e um tanto impactante.

É um livro bem realista, que mostra como todos tem defeitos e que as vezes a gente cria expectativas demais em cima de determinadas pessoas, sem perceber que estas, da mesma forma que nós mesmos, são só pessoas, cheias de defeitos e com seus próprios problemas. Emma e Dexter brigam algumas vezes, destas vezes algumas são por motivos futeis, outras são porque um deles realmente estava com razão. Senti muito nojo de Dexter em algumas partes, e com Emma não foi diferente, apesar de ter achado a personagem bem interessante, tem momentos que dava vontade de dar um tapa na cara dela e dizer "Se liga, criatura!"

O livro tem 318 páginas divididas em 5 partes e 23 capítulos. É narrado em terceira pessoa e conta com algumas cartas, principalmente na primeira parte do livro. A linguagem é descontraída e a escrita em si é legal; É o primeiro livro que leio do David Nicholls e gostei bastante da forma que ele escreve, a história em si é interessante, só que não foi passada de uma forma muito atrativa; Todos capítulos começavam narrando o dia 15 de julho, alguns mais curtinhos narravam somente aquele dia em especifico ou davam um resumo do que tinha acontecido no ano que se passara, outros narravam vários dias depois daquele; Tinha alguns muito interessantes, mas era muito detalhe desnecessário, acabava o capitulo e não ficava aquela curiosidade, sabe? Raramente ficava algo pendente para o próximo capitulo, geralmente tudo se resolvia naquele mesmo e começar a ler o próximo era quase o mesmo que começar a ler uma nova história.

Não entrou pra lista dos meus favoritos mas gostei bastante até, apesar dos pesares. Não é o melhor livro que já passou por aqui, mas vale á pena ler! Recomendo.






*Obs: A primeira imagem peguei do Google Imagens, mas não possuía qualquer direito autoral, já as demais são de minha autoria.

13 comentários:

  1. Oii Gabii, tudo bem? :)
    É sempre bom ver resenhas sobre livros e gostei particularmente da tua.. Está mesmo muito boa, um post 5 estrelas! Esse livro deixou-me bastante curiosa e com vontade de o ler embora a tua avaliação não fosse 100% relativamente a ele, acho que eu pelo menos, ia gostar do tipo de história. Nunca li nenhum livro deste escritor, então vai ser também uma forma de aprofundar os meus conhecimentos literários caso o compre. Parabéns pelo post.
    Seguindo, se puderes passa lá no meu blog também querida e caso gostes segue e comenta quero leitores fiéis ;) , ficarei muito grata! Beijo ♥
    Blog Alexandra's World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, tudo bem sim!
      Muito obrigada, fico muito feliz que tu goste :D
      Já to seguindo teu blog, e adorando.

      Excluir
  2. Fiquei curiosa!

    beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, querida, então quando puder leia :D

      Excluir
  3. Quando esse livro foi lançado eu fiquei no maior fogo pra ler, que decepção. história cansativa, personagens ridículos, levei uma eternidade pra terminar, detestei o final, enfim... pior livro que li em 2013

    www.morenaemoderna.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei bem empolgada pra ler e me decepcionei, mas não achei tão ruim assim, já li piores :/ kk

      Excluir
  4. Respostas
    1. Nunca assisti o filme, vi dizer que é bom, qualquer dia desses assisto :)

      Excluir
  5. VC é demais sabia, saudades! bjks
    Te espero
    Post
    Gravação com SBT Brasil (Melhores Momentos)
    http://fofocasdebeleza.blogspot.com.br/2015/06/gravacao-com-sbt-brasil-melhores.html?showComment=1435612934851#c8219409965795802894
    Vídeo
    https://www.youtube.com/watch?v=yKCfjuYeFMA

    ResponderExcluir
  6. Visitem amoores <3 http://muundodadanni.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ah desde que valha a pena ler, por mais que não seja um favorito, está valendo! ahhaha adorei

    www.karenbartolomeu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo ;) Até porque cada um tem seu gosto né, eu particularmente não curti muito, mas de repente tu goste.

      Excluir