15 de mai de 2015

A polêmica sobre a coleção de esmaltes "Homens Que Amamos" da Risqué


Recentemente a Risqué lançou uma nova coleção de esmaltes chamada "Homens Que Amamos", são seis esmaltes de cores diversas em que os nomes dos mesmos começam com o nome de um homem acompanhado de algo que ele tenha feito. Houve uma certa polemica em relação ao nome desta nova coleção, então resolvi dar a minha opinião sobre o tema.

Quem me conhece e/ou acompanha o blog faz um tempinho sabe que uma coisa que eu - assim como grande parte das mulheres - adoro, é estar com as unhas bem feitinhas e pintadas com alguma cor legal, que eu goste. Tenho vários esmaltes e costumo pintar toda semana com um esmalte diferente, pra resenhar pra vocês; Porém, não sou "viciada" nisso, não fico 24 horas por dia falando nas minhas unhas, alias, nem costumo falar sobre esse assunto fora do blog; Não sou muito antenada nisso, sabe? Quando eu vou comprar esmalte, escolho os que eu acho mais bonito, compro, e pinto, e pronto. Não me importo com o nome do esmalte, ou com o fato de ser uma coleção nova ou já bem antiga.

Outro dia comprei um esmalte dessa linha, e com ele não foi diferente. Quando o comprei nem reparei no nome, acho a cor bonita e fazia tempo que eu não usava um rosa desse tom, então resolvi levar. Mas quando cheguei em casa e fui pesquisar sobre essa nova coleção pra ver os demais esmaltes (na farmácia só tinha um da coleção), me deparei com várias pessoas criticando de forma agressiva a marca, dizendo que é o cumulo em pleno século 21 a Risqué fazer uma linha de esmalte com nomes de homens, que eles não devem ser homenageados por fazerem atos que deveriam ser habituais, tipo mandar flores. 


Concordo e discordo. Mesmo sendo uma gentileza, mandar flores, enviar uma mensagem fofa, preparar o jantar e coisas do tipo de certa forma não deixam de serem obrigações também, afinal, se o cara quer conquistar uma mulher (e mantê-la "conquistada") ele tem que fazer certos agrados, mas isso não significa que essas "obrigações" não devam ser valorizadas. Sou da opinião de qualquer ato bondoso, gentil ou que te ajude em alguma coisa deve ser valorizado; Sempre que eu vou a algum restaurante costumo agradecer ao garçom após ele me servir, mesmo sendo a obrigação dele, mesmo ele sendo pago pra isso, acho falta de educação não agradecer; O mesmo serve com os homens. Ele tem que fazer agrados? Tem, lógico! Não tem porque ficar com um cara que nunca te manda flores, nunca diz que te ama, nunca manda uma mensagem pra dizer que se lembrou de ti. Mas se eles foram fofos contigo, tu tem que ser fofa com eles também ué kk E agradecer é o mínimo que tu pode fazer.

A polemica toda foi porque algumas blogueiras começaram a dizer que o nome da linha fazia uma certa apologia ao machismo, querendo homenagear os homens por fazerem pequenos agrados que, segundo elas, nem deveriam ser homenageados de tão banais que são. Já dei a minha opinião sobre isso, mas reforçado, acho que mesmo os atos banais devem ser valorizados. Só que aí entra aquela questão: Será que realmente essa era a ideia da marca? Hoje em dia existem milhares de esmaltes por aí, cada dia são criados mais e mais, as linhas precisam inovar, e automaticamente, inventarem novos nomes, e aí surge cada nome mais "diferente" que o outro. Recentemente resenhei um esmalte chamado "Mergulho Noturno" (da Colorama), mas será mesmo que um simples mergulho á noite (coisa que quem tem piscina em casa costuma fazer muito no verão) merece mesmo uma homenagem? O mesmo serve para um esmalte chamado "Romântica" (da Panvel), então significa que se a mulher não é romântica não merece ser homenageada? Geeente, chega, por favor, né! São somente nomes, não é pra fazer sentido, é só pra nomear o esmalte mesmo.



O problema das pessoas é que hoje em dia elas procuram algo errado em tudo. Como já escrevi nesse texto aqui, apesar de ser totalmente contra o machismo, não me considero feminista mesmo concordando com a maior parte dos ideais delas, porque acho que grande parte passa mais tempo procurando machismo por toda parte do que defendendo aquilo que elas realmente acreditam. Outro dia vi uma feminista dizendo que um homem chamar uma mulher de "linda", "maravilhosa" entre outras coisas na rua é um tremendo assedio, porque ele não tem intimidade suficiente pra isso e sei lá mais o que... Realmente o cara que meche com uma mulher na rua é no mínimo cara de pau, convenhamos; Mas gente, dizer que isso é assedio já é demais! Cansei de ser elogiada na rua e agradecer por isso, nem que seja com um sorriso pelo menos; E caso a cantada seja em tom abusivo, fecho a cara e ignoro, não vou perder meu tempo com isso, se o cara não tem o que fazer, eu tenho. 

Existem coisas que realmente são revoltantes e que tem que meter a boca no mundo mesmo; Não suporto injustiça, sou do tipo que se eu to andando na rua e vejo alguém maltratar de alguma forma outra pessoa que não tenha como se defender ou seja frágil em algum aspecto (por exemplo, alguém batendo em uma criança, ou xingando algum idoso) eu meto a cara pela pessoa, e se tiver algum homem (ou mulher) falando algo realmente machista, também meto a cara... Mas não é o caso. Uma coleção de esmalte ter vidrinhos com nomes de homens não é algo revoltante pra mim, e se pra vocês é, por favor, caiam na real e revejam seus conceitos.


Acho que as pessoas deveriam levar as coisas mais na esportiva. E daí que a coleção tem nome de homem? E daí se eles tão supervalorizando atitudes banais? Creio que a ideia de quem nomeou a linha não foi de fato fazer esta homenagem, mas mesmo que fosse, não vejo problema, cada um sabe o que deve ou não deve ser homenageado, o que tem importância pra si e o que não tem. Não gostou? Não usa, simples assim.

Creditos fotos: 1ª) blog "Das Maria" |  2ª e 3ª) blog "Gostei, e agora?"  
Obs: As fotos não são de minha autoria, mas as edições foram feitas por mim.
Obs2: Já usei um desses esmalte, o "Léo Mandou Flores" e gostei bastante, o esmalte em si é ótimo, em breve publico a resenha por aqui!

E vocês, já usaram algum desses esmaltes? Qual a sua opinião sobre essa polêmica toda?

24 comentários:

  1. Que lindos amei cada um
    beijinhos
    http://cantinhodasofias.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. São todos giros!

    beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Eu não vi nada demais nos nomes, as pessoas criam caso por coisas tão bobas...
    E as cores são lindas...rsrs

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Também não vi nada demais.
      As cores são lindas mesmo :)

      Excluir
  4. Achei super desnecessária essa polêmica :/
    As cores dos esmaltes são maravilhosas♥ e os nomes e as situações são meras coincidências.
    Beijos :*
    By Amanda Santos | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei, querida.
      São lindas as cores mesmo ♥

      Excluir
  5. Infelizmente eu vi isso ai e fiquei chocada, pra dizer o mínimo.
    Com TANTA COISA mais útil para as pessoas se preocuparem, vão se preocupar com isso?
    Infelizmente hoje em dia é duro você ver boa parcela dos homens se quer fazerem algo descrito nesses vidros, eu concordo. Mas não vejo como uma homenagem não, só penso que eles tentaram enaltecer os poucos que ainda fazem isso e quem sabe, incentivar os outros.
    Posso estar errada, mas que as pessoas precisavam levar as coisas sem tanta agressividade.

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei chocada kk Mas eu ainda vejo muitos homens fazerem as coisas descritas nos vidrinhos :)

      Excluir
  6. Eu acompanhei essa polêmica e achei muita falta do que fazer
    existem problemas mais graves acontecendo no mundo e as pessoas se doendo com nomes de esmaltes. Então vou processar a Coca Cola por discriminação já que até hoje não achei meu nome na latinha.

    www.morenaemoderna.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei muita falta do que fazer kk E que feio a Coca Cola te discriminando hein kkk Mas não duvido que é capaz de ter louco processando mesmo kk

      Excluir
  7. Os esmaltes são lindos, e acho que a finalidade da campanha foi apenas uma brincadeira de romantismo da parte dos homens as mulheres, nada para gerar uma repercussão a esse ponto... enfim...
    Adorei a postagem;-)
    Beijos e beijos^.^
    http://thathabulle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Muito obrigada, fico muito feliz que tu adorou :D

      Excluir
  8. As cores são muito lindas... E os nomes estão bem legais :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legais mesmo eu até nem achei, mas são diferentes, criativos.

      Excluir
  9. Menina, eu realmente não sabia que tinha gerado toda essa polêmica. Realmente, as pessoas sempre procuram algo pra criticar, infelizmente...

    Beijos! ♥

    http://pitangarosaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que as pessoas têm tendência de exagerar. Eu não acho que seja um propriamente machista, mas acho que o facto de elas pensarem que existe algo errado com a colecção, é. Alias, até acho engraçado poder dizer que estou a usar "nome x" nas minhas unhas.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que perda de tempo fazer polêmica por causa de nome de esmalte...
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. As cores são lindas e eu também pinto e pronto.
    Achei uma tempestade em copo d'água pra te falar a verdade. Pra quê isso tudo ne menina? Gente, é só um esmalte. Mas vai entender ..
    Tem post novo lá no blog :)
    Beijos ;*
    http://bhulago.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. É verdade, as pessoas estão mais preocupadas em achar algo de errado nas coisas do que relevar ou olhar pelo lado bom, não é mesmo?
    Beijos
    Ana Beatriz
    www.blogdaninha.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabi,
    Ainda não usei nenhum desses esmaltes. O problema é que as pessoas adoram fazer uma tempestade no copo d´água. Por exemplo, adorei esse Léo Mandou Flores. Vejo que a cor está relacionada a flor, no caso rosas vermelhas que remete ao romantismo. O homem não é obrigado mandar flores e nem todas mulheres gostam de receber flores.
    Não podemos generalizar tudo de acordo com nossas opiniões. As pessoas são diferente e cada uma tem uma forma de pensar.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  15. Não vi nada de mais no nomes!
    As cores sao lindas!
    Beijos
    vem conferir meu blog,tem dois post novos
    http://www.blogalemdohorizonte.com/

    ResponderExcluir
  16. Lindas cores!!

    http://melissandocomsam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir