18 de jun de 2014

Livro: O Melhor de Mim (Nicholas Sparks)


Um dos meus autores preferidos com certeza é o Nicholas Sparks, apesar dos livros dele realmente terem uma semelhança entre si, tipo capa e histórias parecidas, cada um deles me faz sentir algo diferente na leitura, nenhum me toca da mesma forma. Uma coisa que eu adoro é que ele consegue transmitir emoções nas palavras, não sou do tipo que fica rindo ou chorando enquanto lê algo, mas confesso que esse romance me fez fazer as duas coisas, não ao mesmo tempo, é claro kk É o tipo de livro que nos deixa com aquele gostinho de quero mais quando concluímos a leitura. E estou até agora com esse gostinho, e já faz mais de uma semana.

Quando vi a capa, metade de mim sussurrou "leva, é do Nicholas Sparks, tu vais gostar!" e a outra metade garantiu que era só um romance clichê, que seria praticamente igual á todos os outros, pessoas opostas que se apaixonaram mas que o destino de alguma forma separou. Ok, esse é o tema do livro, e lembra muito outra obra dele, o "Diário de uma paixão", não tem como negar isso, mas ao mesmo tempo que as história tem alguma semelhança, ele consegue torna-las totalmente diferente da maneira que as escreve, que nos faz entrar nos personagens, sentir as emoções junto com eles, e esquecer do mundo afora - inclusive dos outros livros dele. Cada livro te passa uma lição diferente, te faz sentir uma emoção diferente, lembrar de algo diferente.

Algumas pessoas acreditam em almas gêmeas, pessoas que não tem absolutamente nada haver mas que se apaixonam de uma forma inexplicável, enfrentam tudo e todos em nome do amor, mas nem sempre ficam junto, não nesta vida pelo menos. Outros já não acreditam. Isso vai de cada um. Mas não há como negar que algumas pessoas parecem que foram feitas para passarem pelas nossas vidas, nem sempre para permanecer, nem sempre para nos fazer felizes, ás vezes apenas para nos ensinar uma lição, ou fazer algo mais por nós, e partir.

A história começa com Dawson Cole, um dos personagens principais, um cara solitário, que veio de uma família ruim, a vida inteira sofreu pré conceito, foi preso injustamente e teve somente um único amor a vida toda. O nome dela é Amanda Collier, foi sua colega no terceiro ano, enquanto ele era o menino delinquente que todos evitavam, ela era de boa família, nunca havia criado problemas, querida por todos... Até se apaixonaram perdidamente e darem um tapa na cara da sociedade. Ninguém esperava aquilo, nem mesmo ele, mas aconteceu. Mas da mesma forma que as coisas acontecem, também deixam de acontecer. O tempo passou, o futuro dela estava em risco, com a sua família odiando o rapaz, em nome do amor, ele teve que deixar ela ir, da pior forma possível: terminando com ela, fingindo que estava tudo bem, que iria superar. Os dois sabiam que não seria bem assim.

Anos depois, quando ambos já estavam passando dos 40 anos, ela casada e com filhos, ele ainda lembrando dela indo embora, o destino pregou mais uma peça. Tuck, que durante muito tempo havia acobertado o namorado - inicialmente escondido - do casal, e que sempre fora muito amigo dos dois, durante todos esses anos, falecera. Eles moravam em Oriental, tipica cidade do interior, onde boatos se espalhavam facilmente, e as pessoas tinham uma certa dificuldade em olhar para si mesma e verem que também tinham defeitos; Porém, Dawson e Amanda haviam tomado rumos diferentes na vida, cada um indo para uma cidade diferente e distante de onde cresceram e conheceram o amor. Mas eles precisaram voltar para lá, e depois de anos sem se falar, eles precisavam conviver um com o outro por um curto período, e pior de tudo, juntar as forças para superar tudo que aconteceu, e juntar mais forças ainda para entender que as coisas mudaram; Mas como fingir que aquela paixão inexplicável, que aquelas juras de amor, que aquele tempo que passaram juntos, se transformou em um nada? Como aceitar que isso faz parte do passado?!

As vezes a gente se vê em meio a situações assim, que temos somente duas opções: seguir o coração ou a cabeça; Mas como saber qual devemos seguir? Como saber qual nos fará feliz realmente?! Não tem como saber, esse é o problema. Dai a gente arrisca. Dai a gente quebra a cara. Dai a gente tenta recomeçar, só que está tudo tão diferente, tão mudado, que as vezes não dá simplesmente pra voltar atrás. As vezes dá. Os pontos de interrogação saltitavam de um lado para o outro na cabeça de Amanda, agora ela era uma mulher casada, tinha 3 filhos, tinha uma reputação á zelar; O marido era alcoólatra, ela não era feliz com ele, mas tinha os filhos, tinha tudo que os dois haviam construído juntos, ela não queria simplesmente abandonar tudo, de certa forma estava acomodada naquela situação. Mas ela também não queria morrer pensando que poderia ter sido feliz e não foi. Tinha muita coisa envolvida.

O bacana do livro é que ele não é enrolado, daqueles que a história inteira se resumiria em apenas uma pagina, o tema principal do livro é esse, mas ha vários outros assuntos abordados, ha varias histórias paralelas, a gente não fica cansado de ler nunca, pelo contrario, quer cada vez mais. O livro não conta somente a história de dois jovens que se apaixonaram, viveram um amor impossível e depois ficaram anos separados e se reencontraram, conta também a história de todos que a cercam, e nessas histórias, ha muito mais do que só romance, ha aventura, drama, comédia, espiritismo, crenças, destino e várias outras coisas que nos fazem não querer largar o livro por nada.

Dawson tem uma vida um tanto conturbada, trabalha em uma plataforma de petróleo, onde já acontecerem vários acidentes e vários homens já morreram na frente dele. Mas pra ele isso é normal, ele sempre se sentiu diferente dos familiares, e devido a essas diferenças, sofria agressões do pai, do irmão e do primo, que tomavam todo dinheiro do seu trabalho e ainda batiam nele, mas o fato dele reagir e machucar eles uma vez, fez crescer neles uma raiva enorme, que logo que ele volta a Oriental se torna motiva da vingança que tentam fazer várias vezes contra ele, mas que nunca conseguem. É como se ele acordasse e fosse dormir com uma arma apontada á sua cabeça, que pudesse disparar a qualquer hora, ele sofre perigo constante, e isso torna a história muita mais interessante. O inicio já começa trazendo um assunto polemico, um homem aparece para ele, ou melhor dizendo, um espirito, que sempre guia ele para o caminho certo, que evitou sua morte diversas vezes; dai já entra a questão polemica do espiritismo e do destino, temas bastante abordados na leitura.

O livro contém 270 páginas distribuídas em 23 capítulos e um epilogo. Ora é narrado por um personagem, ora por outro. É uma leitura viciante mesmo, que nos deixa intrigada, curiosa, louca para saber como vai terminar aquela história, tanto que li em poucos dias. Nicholas Sparks caprichou bastante no livro, conseguiu fazer um misto, abordando vários assuntos, narrados por vários personagens (que pensam diferente), de uma forma que nos faz sentir vivendo aquilo mesmo. O final é extremamente surpreendente, real e nem um pouco clichê. É aquele final que ninguém esperava, que não só nos surpreende como nos ensina uma enorme lição, que nos faz ficar pensativa após ler, questionando coisas da vida. Realmente é um livro maravilhoso, que vale muuuito á pena ler! Com certeza se tornou um dos meus preferidos e com certeza eu recomendo demais.






*Obs: A primeira imagem peguei do Google Imagens, mas não possuía qualquer direito autoral, já as demais são de minha autoria.

24 comentários:

  1. Sempre quis ler alguma coisa do Nicholas. Mas tem alguma coisa que me prende e eu acabo não lendo... Ótima resenha.
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida, muito obrigada :D
      sei bem como é kk mas tenta ler, vais adorar!

      Excluir
  2. Adoro os livros do Nicholas são sempre lindos...
    o ultimo que eu tive a oportunidade de ler foi o Guardião ...muito lindo também.!
    Já vou ver se encontro esse online pra mim ler..beijinhos
    jordanasarkis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca li esse, querida, mas quando eu puder lerei sim, muito obrigada pela dica :D

      Excluir
  3. Adoro o trabalho dele, pena que não conheço todos...Amei *-*

    http://emyniese.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi linda, fico muito feliz que amou, muito obrigada *-*

      Excluir
  4. Um dos autores preferidos também. Não foi o melhor livro dele que li, mas gostei sim.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu já achei esse um dos melhores que li, linda ♥

      Excluir
  5. Ainda não li esse livro, mas fiquei muito curiosa. Me pareceu muito bom.

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  6. eu já li
    amo demais
    mas o meu preferido é querido john
    bezos
    http://guriabunitabykhen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também gosto do Nicholas Sparks, meu preferido dele é A Última Música. Mas também adoro Um Amor Para Recordar e Diário de Uma Paixão. Amei a resenha, bem completa!

    Bjs, viverserfeliz-renata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Acredita que até hoje não li nenhum livro dele rs... amei a resenha super completa, porém no momento em que estou não quero ler uma história assim, que se separam e depois de um longo tempo se reencontram, quero no momento acreditar nos felizes para sempre hoje e agora kkk... Amei o post, beijos linda, fica com Deus!

    http://nathalianatth.blogspot.com.br/
    @nathalianatth

    ResponderExcluir
  9. Ah eu gosto muito dos livros dele, apesar de ter visto o filme desse e não ter amado.. rs
    Beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  10. Tem filme do livro? Nem sabia.
    Eu não gostei muito do livro, apesar do final ser emocionante.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu amo esse livro, pense numa menina que chorou no final acho que dava pra encher o reservatório de água de SP com o tanto que chorei, por mais clichê que o nicholas é eu continuo a ler e a gostar...
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca li o livro, na verdade eu nunca li um livro do Nicholas Sparks, mas sempre ouvi falar bem das coisas que ele escreve :D
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  13. Os livros do Nicholas Sparks são incriveis, mas não conhecia esse. Adorei a dica! bjks http://itsfashioncrush.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já li vários livros do Nicholas mas nunca consegui ler esse quando eu vou na livraria vou garantir ele.

    Conheça o Modern Rapunzel
    http://modern-rapunzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Já li esse livro do Nicholas, sou apaixonada pelos romances dele *-*

    bjão

    http://timidainocente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Gabriela, li dele A Última Música, gostei muito, e já vi até o filme, mas não se compara com o livro, querendo ler O Chamado do Cuco, de Robert Galbraith, ainda na minha listinha, mas não comprei. No começo do ano, leia-se fevereiro, mais precisamente os primeiros oito dias andei lendo três livros, cada um melhor que o outro, e recentemente reli dois livros que havia comprado no ano passado, mas agora estou mais para a internet.
    Quando compro um livro procuro não saber o número de páginas, simplesmente vou lendo até que termine.
    Li "Mais Que Amigos" da Barbara Delinsky, o livro que eu mais gostei, um tempo atrás, e esse livro não queria que terminasse. Muito bom, busca na internet para saber mais sobre ele.
    Abraços e tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito do jeito que o Nicholas organiza as palavras e pretendo ler todos os livros dele. O melhor de mim já entrou na lista é claro, ainda mais com essa sua resenha Gabi. Parabéns! (:

    reliquiasdeumasonhadora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Amo Nicholas ♥

    Tenho coleção dos livros dele ele é único!

    http://modapu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Do Nicholas, eu só li "A última música", eu gosto do jeito que ele escreve. Realmente, ele é muito criticado pelo fato de as histórias serem parecidas. Mas enfim, são livros, são bons... é o que importa! Haha

    Vi o seu vídeo sobre dicas para iniciantes, (você mudou muito, pelo menos nas fotos) e eu sou uma delas (iniciantes) tenho um blog sobre livros. Estou seguindo o seu, se puder dar uma olhada no meu ou ajudar a divulgar, fico muito agradecida! Beijão :*

    http://nathlovebook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Aaaamoooooo esse livrooo!! Confesso que chorei com o fim e leio sempre que posso pq sempre tem muito o que aprender por trás de cada parte dessa história.
    A propósito, amei seu blog, bem diversificado ^_^ e já estou seguindo hein, bjinhos :*

    https://estacaonoventae7.blogspot.com.br

    ResponderExcluir