14 de mai de 2014

De quem mesmo é a culpa da má educação do Brasil?


Em minha opinião, a solução para os problemas da péssima educação do Brasil é bem simples: Cada um fazer sua parte! Esse pensamento pode parecer um tanto clichê, eu sei, mas tem lógica. Não adianta reclamar e não fazer nada a respeito; E infelizmente é só o que fazem, reclamar cada vez mais. Lógico que, de certa forma, a culpa da má qualidade dos colégios públicos é um tanto dos políticos, que não investem dinheiro suficiente na educação do povo, mas será mesmo que é só deles?

Não adianta nada ter colégios com ótimas estruturas e com material novinho se não ha interesse nem dos alunos de aprender e nem dos professores de ensinar, e quem já estuda ou já estudou em colégio publico sabe bem do que eu estou falando, o desinteresse é enorme, e não será um ar condicionado ou computadores novos que irá mudar a mentalidade dessas pessoas!

Eu estudei do jardim da infância até o inicio da oitava série em colégios públicos; Foram dois, ambos bem destruídos, passávamos calor no verão porque o único ventilador que tinha estava estragado, e frio no inverno porque a janela estava quebrada, e isso já fazia um tempão, e ninguém consertava; Era ruim? Sim, mas nunca me impedia de estudar, o que me dificultava mesmo era o fato de, quando eu não entendia direito algo, os professores dizerem coisas do tipo "Não posso fazer nada, já passei o conteúdo, te vira", e esses mesmos professores depois iam protestar e dizer o quando mereciam um salario melhor.

Eles querem um salario melhor? Que ensinem direito, se levantem e expliquem o conteúdo, não fiquem só sentados ditando matéria e mais matéria, que não faltem direto e não façam os alunos voltarem 9 horas da manhã para a casa, que se esforcem e pelo menos tentem prender um pouco a atenção dos alunos. O dever do professor é ensinar, esse é o trabalho deles; Quando eles trabalharem pra valer, dai sim, merecerão ganhar muito mais. O mesmo serve para os alunos, muitos vão em protestos mas nem sabem direito o que querem, em um dia estão lá protestando, no outro dia pichando os muros do colégio e faltando ás aulas. A estrutura da escola é importante, mas a vontade de ensinar e de aprender é mais ainda, quando realmente há essa vontade, tanto dos professores quanto dos alunos, não será um ventilador quebrado que vai prejudicar. 

Porque sai do colégio publico? Fui roubada, levaram o celular e a carteira, dentro do próprio colégio; Isso sem contar as estupidez que eu via e ouvia por lá, isso sem contar que minhas notas estavam um tanto ruins, porque por mais que quase todo o conteúdo fosse fácil, aprender algo lá era difícil. Quando fui para um particular, mostrei meu caderno para uma professora, e sabe o que ela me respondeu? "Ensinei esse conteudo para os alunos da sexta serie", sendo que eu estava na oitava.

*Obs: Quando citei os professores, não generalizei, e sim me referi aqueles que não merecem nem metade da miséria que ganham; Mas existem sim ótimos professores, que se esforçam, que realmente trabalham, e que merecem um salario muito melhor, parabéns a estes!

31 comentários:

  1. Apesar de ter estudado em escola publica desde meu 4° ano fundamental, lembro que tive bons professores e que os respeito até hoje, porem sou de uma geração diferente, quando o professor ia protestar nas ruas por salários dignos eu e minha turma estava lá junto com eles, hoje o aluno fica em casa e acha bom que não vai haver aula. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece que naquela época quase todos os professores da rede publica eram bons, já hoje em dia, experimenta passar uma semana em uma escola publica pra ti ver, é fácil falar que eles não são respeitados, mas eles também não se dão o respeito, no momento que um professor grita com um aluno, o aluno tem todo o direito de fazer o mesmo com ele, no momento que um professor não tem interesse nenhum em ensinar, o aluno também não tem a minima obrigação de prestar atenção; Graças á Deus hoje estudo em um ótimo colégio particular, não é o mais caro, mas tem ótimos professores, e posso te garantir que a diferença é gritante, dai que a gente percebe o que realmente é um professor.

      Excluir
  2. Eu estudei em colégio publico também, é bem difícil, depende do esforço dos professores e também dos alunos, pois não há professor que aguente os alunos de hoje em dia.
    Eu digo isso porque trabalho em obras publicas, entregamos uma escola novinha, com tudo do bom e do melhor e ela foi destruída pelos alunos em menos de 3 meses, portas, espelhos, grades, guarda corpo, corrimão, etc., tudo quebrado! Os professores tentavam chamar a atenção dos alunos mas eram ameaçados...
    A educação tem que vim de casa!

    bjs

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estranho é que no colégio particular que eu estudava, e neste que estudo hoje, nunca aconteceu de nenhum professor se descontrolar, gritar ou xingar algum aluno, e sabe porque? Porque o colégio sabe que se os professores forem ruins, os alunos vão sair e eles vão perder dinheiro, então não rola essa de colocar qualquer um, o que acontece nas escolas publicas. Grande parte dos professores de escola publica jamais vão dar aula em uma particular, porque não tem competência e nem classe suficiente para isso, exceções a parte. Em relação a estar tudo quebrado, realmente tem alunos que tem má índole e que gostam de prejudicar os outros, mas não são todos, eu estudei em colégio publico e nunca fiz nada do tipo, da mesma forma que muitas outras pessoas; No momento que começarem a tratar alunos da rede publica como pessoas, eles se comportaram como tal, simples assim.

      Excluir
  3. Eu sempre estudei em escola particular então acho que não posso dizer muito, mas acho que o aluno que faz a escola e não ao contrario
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipica frase de pessoa que nunca meteu o pé em um colégio publico.

      Excluir
  4. Sem entrar no mérito da questão que você aborda nesta postagem, gostaria de lembrar que tanto está correto dizer "em minha opinião" quanto "na minha opinião". Demais disso, a língua é dinâmica (mas isso você já sabe, naturalmente), e o uso consagra a regra.
    Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  5. Pois é ,realmente é muito fácil falar e não ter nada a fazer ..
    e o pior é continuar votando em quem se preocupa muito menos!!
    vivi muito tempo fora e infelizmente vejo que a realidade daqui está muito longe de mudar..
    já que em outros países os grandes se preocupam muito mais com a população do que com eles próprios!! =)
    ai o que acontece com ensino precário, as escolas publicas não conseguem passar conhecimento nenhum e muito menos um bom futuro para os alunos :S
    belo post linda!
    Beijos;*

    www.harumiholanda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida, muito obrigada, fico feliz que tenhas gostado ;*
      infelizmente é bem isso que acontece mesmo.

      Excluir
  6. Em primeiro lugar, te parabenizo por trazer essas reflexões para o blog, é muito importante termos essa discussão!

    Sobre a situação, eu concordo com o 'cada um faz a sua parte', mas não é tão simples assim. Sim, professores tem que ser dedicados, concordo totalmente... Mas temos que pensar que antes, esse professor foi um aluno, que talvez ele não tenha recebido incentivo, que talvez ele não quisesse ser professor (sério não tem muito o que fazer como professor em algumas cidades rsrsrs) ou então que ele quer, sempre sonhou, mas tem uma turma desinteressada, que não dá a minima pra ele e tem um trabalhão do inferno pra ninguém ligar e ganhar uma miséria do governo! Sei lá, acho que a gente precisa de uma reforma educacional mesmo, começando de baixo pra cima

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi linda, muito obrigada, fico muito feliz que tenhas gostado :)
      realmente, tanto o salario quanto o desinteresse dos alunos é desanimador, mas não se esforçar pra mudar não vai adiantar nada, o cara vai continuar sendo um mal professor e jamais vai ser contratado por alguma escola particular (e ter um salario decente).

      Excluir
  7. Eu estufei em um colegio federal, tmb é publico mas da grande diferença em outros colegio públicos, mesmo assim era um pouco precário o ensino, faltava bastante coisa :((
    http://buscandosonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Nunca estudei em colégio público, mas concordo com voce!
    beijos,
    http://www.anadodia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, querida, fico feliz que também penses assim ;*

      Excluir
  9. Amiga concordo plenamente texto ótimo
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi linda, muito obrigada, fico feliz que tenhas gostado :)

      Excluir
  10. Parabéns pelo texto, você escreve muito bem, esse é um assunto muito polêmico que sinceramente é tanta decepção com o governo desse país que nem tem mais o que falar
    AltoseBaixos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida, muito obrigada, fico muito feliz que tenhas gostado :)

      Excluir
  11. Seu texto é bastante coerente ! Embora tenha estudado em escola pública, passei num vestibular da Federal, mas sei que de fato o ensino publico deixa muito a desejar !
    beijos,
    Adri e Claudinha
    http://www.unhasebocas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. concordo... adoro post assim
    Bjuuuuu umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do post é bem reflexivo. Eu estudo em escola pública estou no ensino médio, mas tenho sorte meus professores são muito bons, só tem uns dois que não são bons mais a maioria é legal. Achei muito interessante esse post, parabéns!! Já estou seguindo seu blog flor, um detalhe eu amei o layout é lindo. Super Beijoss :)

    http://arlenyramalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ótimo post! Realmente educação é algo a ser "lançado" no Brasil, pra um futuro bem distante!

    Bjus flor!

    Aline Laitarte - www.bomboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Mas isso tudo não é só em escola pública não, estudei a vida inteira em particular, e roubo acontece. Desinteresse de ambas as partes também. É como você disse, cada um tem que fazer sua parte, mas falar é fácil. Agora, tentar conscientizar a cabeça de alguns é difícil. Mas se agente fizer a nossa, já é um começo né.
    beijinhos, Rê
    garotas-urbanas.com

    ResponderExcluir
  16. Acho que tudo o que disseste tem lógica! Bom texto :)

    http://mykindofjoy.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  17. Oii,

    Adorei!!! Concordo com o que você diz!!

    Acho que todos devem estar interessados, porque um que não estaá acaba atrapalhando todos.
    Sempre estudei em escola publica, sinto que perdi muita coisa nesse periodo :(

    Beijinhos,

    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. O governo também tem culpa, mas os alunos são mal educados, não estudam, e aí a culpa é do governo.
    Beijinhos adocicados!

    Montada no Estilo | www.montadanoestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Cada um contribuindo com um pouco que seja, já faz toda a diferença! Realmente um post para se refletir.

    Beijoos, Ana carolina
    simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  20. Passando em especial
    para te desejar ótimo fim de semana,
    de muita alegria
    (⁀‵⁀) ∞ ღ ∞
    .`⋎´ღ¸.•°*”˜˜”*°•ღ
    Beijinhos.
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  21. Olha realmente acho que a falta de estudo da população brasileira é o grande mal do País. Se cada um fizer a sua parte sem dúvida as coisas começam a mudar. Tenha um ótimo final de semana. Super beijos
    www.garotanotamaxima.com

    ResponderExcluir