12 de fev de 2014

A base ideal pra você


Já expliquei como escolher a lingerieo blush e a sobrancelha ideal pra você, e hoje eu trouxe algo que, pelo menos pra mim, é essencial e importantíssima: a base. Não adianta ter a sobrancelha perfeitinha e o blush certinho se a pele está , e como eu já disse nesse post aqui, fazer uma make super elaborada nos olhos e na boca mas esquecer da pele não deve rolar nunca - isso é o mesmo que ir a uma festa chique com um vestido maravilhoso mas, nos pés, usando chinelos - e pra piorar, com as unhas do mesmo mal feitas e sujas kk A base, como o nome já diz, deve ser a base para qualquer maquiagem.

É lógico que se a pessoa tem uma pele perfeitinha, ou consegue esconder suas imperfeições apenas com um corretivo, beleza, mas do contrario, investir em uma boa base é a melhor escolha que se pode fazer. Mas como escolher a base certa? Essa é a dúvida de muita gente e, minhas queridas, se vocês acham que uma base não faz tanta diferença, é porque com certeza não estão usando a base certa.

Nesse post não vim falar de nenhuma base em especifico, futuramente farei um post só mostrando as minhas bases e indicando algumas, mas por enquanto só ensinarei como fazer milagres no seu rosto escolher uma base que fique bem em você. Vamos lá?

Os tipos de base



Da mesma forma que existem vários tipos de blush's, como eu mostrei aqui, também existem vários tipos de base; Apesar da liquida ser a mais comum, ha quem prefira outros tipos, por diversos outros motivos. Vamos saber quais existem e quais as razões para este tipo se tornar o seu preferido?

Liquida: A mais comum de todas, algumas mais liquidas, outras mais consistentes. O ideal é ser aplicada com pincel de base, mas pode também ser com os dedos mesmo.

Cremosa: A maioria das bases cremosas, geralmente, possuem cobertura alta. Algumas são bem consistentes, outras nem tanto, mas algumas não tem taaanta diferença da base liquida. Pode ser aplicada tanto com pincel quanto com os dedos mesmo. 

Mousse: Geralmente possuem cobertura média, mas deixam com aspecto natural até. Eu, particularmente, não acho tão pratica quanto a base liquida, pois algumas são muito consistentes - até demais. Também não são tããão fáceis de encontrar, mas até que existem bastante variedade delas. Pode ser aplicada tanto com pincel quanto com os dedos. 

Bastão: Geralmente possuem cobertura alta, e servem também como corretivo. Pode ser aplicada diretamente na pele, mas a coisa não é tão pratica assim não, ha menos que você queira que fique um aspecto muuuito artificial, é bom espalha-la, de preferencia com um pincel de base, mas pode também com os dedos. 

Em pó: Já que é base, é mais eficiente que o pó compacto normal, e dispensa o uso do mesmo. É ideal pra quem gosta de praticidade, mas é recomendável passar primer e um bom corretivo antes dela, já que bases em pó geralmente possuem cobertura leve.Não deve ser aplicada com os dedos e nem com pincel de base, e sim com um pincel de pó normal (grande, fofo e redondo), também pode ser aplicado com pincel de esponjinha, mas esse (esponjinha) eu não recomendo muito, a cobertura fica muito melhor com pincel de pó.

Air Brush: É o formato mais caro e raro de base kk É aplicada com aerógrafo, que é tipo um spray mais sofisticado, que espalha a base pelo rosto de forma que não precisamos usar os dedos ou pinceis, possui uma durabilidade de até 12 horas.

A cobertura da base



Você já se decepcionou com alguma base por ela não cobrir bem todas suas imperfeições? Mas calma lá, isso não significa que ela seja ruim, apenas significa que ela tem cobertura baixa - e acredite, muita gente prefere bases com cobertura baixa. Apesar de parecer algo bem simples, e ser algo bem simples, muita gente não entende muito bem o que é a tal cobertura da base e se confunde toda na hora de comprar, então eu vou explicar: A cobertura nada menos é a maneira como ela cobre a pele, por exemplo, uma base de cobertura baixa, não vai cobrir olheiras pesadas, já uma de cobertura alta, sim. Existem basicamente 3 tipos de coberturas, a baixa, a média e a alta. Ai vocês me perguntam "mas que tipo de pessoa gosta de uma base que não cobre bem?" e é isso que já vou explicar.

Cobertura baixa: Para aquelas pessoas que, ou já tem uma pele boa e usam a base só pra dar um up a mais, ou tem olheiras/manchas muito discretas que não precisam de tanta cobertura, ou até mesmo aquelas que apenas preferem uma pele estilo naturalíssima.

Cobertura média: Tem algumas manchinhas ou olheiras, mas nada muito escuro, que precise de muita maquiagem pra esconder? Como o nome já diz, se você ta na média, ou seja, não tem aquela pele ótiiiima mas também não tem uma pele terrível, opte por essa cobertura de base.

Cobertura alta: Essa é pra quem gosta de perfeição mesmo, pois, escolhendo uma boa base de cobertura alta, não ha imperfeição que não esconda-se. Também é boa pra pessoas que gostam de praticidade, no caso de pessoas que, como falei anteriormente, tão na média, mas não tem paciência pra passar corretivo e pó, que gostam de passar um único produto e ficarem com a pele perfeitinha. Essa cobertura de base também é boa pra ser usada em ocasiões especiais, com makes mais elaboradas, já que o rosto ficara bem destacado. Quem tem manchas/olheiras muito escuras deve optar por essa cobertura também.

Acabamento da base



Acabamento é basicamente a textura da base no seu rosto, já falamos da cobertura, mas por cima da cobertura, como ela fica? Algumas deixam a pele com aspecto de oleosidade, outras deixam com aspecto de pele seca, e em ambos casos, é o mesmo esquema das coberturas, não significa que ela seja ruim, apenas que você escolheu a base errada pra você. Vamos descobrir quais acabamentos existem e quais ideias pra você?

Matte ou Opaca: É ideal pra quem gosta de uma pele mais, como o nome já diz, opaca, sem brilho, sem efeitos, etc. Geralmente as bases com acabamento assim são as de cobertura alta, mas existem bases de cobertura baixa e média que também tem esse efeito. Algumas pessoas acham artificial, mas eu adoro esse efeito, parece que a pele fica mais perfeitinha, e é ideal pra quem tem pele oleosa.

Semi-Matte: É basicamente a Matte ou Opaca, porém, um tanto mais leve. Ela não fica tão "artificial" comparada com as acima, mas ainda sim, é um tanto opaca. Ideal para pessoas de pele mista á oleosa, mas que não tenham taaanta oleosidade. Geralmente as bases com esse acabamento são as de cobertura média, mas também existem bases de cobertura alta ou baixa com esse acabamento.

Satin ou Acetinado: É aquele acabamento meio brilhoso, sabe? Esse tipo de acabamento é mais indicado para pessoas de pele seca, ou mista a seca, já que ele dá a impressão da pele ser um pouquinho oleosa, mas dá tranquilo para pessoas de pele mista a oleosa usarem, desde que passem um pó facial um tanto opaco em cima. Geralmente as bases com esse acabamento são de cobertura baixa, mas há também de cobertura média e alta.

Sheer: Tem um acabamento bem leve, mais pra uniformizar o tom da pele, todas as bases com esse acabamento possuem cobertura baixa.

A cor da base



Uma boa dica pra escolher a cor da base, é ver se ela desaparece no seu rosto, como assim? Simples, se você passa a base, espalha e continua vendo a cor dela, significa que ela não é de seu tom, já se você espalha e ela se confunde com sua cor, significa que é a base certa. Mas é lógico, também não adianta testar em cima de manchas ou olheiras, o ideal é testar onde você tenha a pele limpa. É bem difícil achar uma base de sua exata cor, mas existem muuuitas bases por ai, então não desista; Uma boa dica pra quem encontrou a base perfeita, com cobertura perfeita, que tapa todas suas manchinhas, que dura horas e blablablá, só que não é da sua exata cor, e não quer substitui-la, é em cima dela, uns instantes depois de passar, passar também outra, de cobertura leve, que seja bem da sua cor exata, de preferencia uma com acabamento Sheer, que basicamente a única função que tem é uniformizar o tom da pele.

Como escolher a base?



Já mostrei pra vocês todos os tipos de base, coberturas e acabamentos, e já mostrei como escolher a cor, mas ainda sim, ainda está com dúvidas? Simples, não decida qual base você quer, decida qual você realmente precisa e qual realmente vai usar. Se você é do tipo super natural, que não usa nada de maquiagem ou usa muito pouca, ou já tem uma pele boa, por mais que você ache liiindo aquelas peles perfeitinhas e fique tentada a comprar uma base de cobertura alta, vamos encarar a realidade: será dinheiro gasto em vão. Lógico que é bom ter uma super base, nem que só para festas ou ocasiões especiais, mas esse não deve ser seu primeiro investimento, o seu primeiro investimento deve ser uma base que você tenha certeza que vai usar muitoQue tal uma de cobertura média que você possa usar em todas as situações? Dai com o tempo você pode comprar uma de cobertura baixa e outra de cobertura alta.. Já escolheu o seu tipo de base? Se você está indecisa, recomendo pegar a liquida, que é a mais comum e fácil de encontrar, dai com o tempo pode comprar outros tipos de base pra testar. Sobre o acabamento e a cor, não tem jeito, você terá que escolher de acordo seu tipo de pele, nisso eu não posso meter pitaco e nem ninguém pode kk Depois de você decidir como quer sua base, minha dica é fazer uma lista de tudo que você quer na base, vou fazer uma listinha de exemplo:

*Base liquida
*Cobertura média
*Acabamento Semi-Matte

Essas são as coisas básicas, mas além delas, você também pode acrescentar outras características, por exemplo:

*Ótima duração
*Filtro solar
*Preço acessível

Então, quando estiver com tempo, vá nas lojas/farmácias da sua cidade escolher a base, e leve a listinha junto com você. Não compre de imediato, mesmo que seja uma promoção e que tenha poucas, apenas anote os nomes e marcas, e quando chegar em casa, pesquise resenhas, basta colocar no Google o nome e marca, seguido da palavra resenha, que com certeza você achara varias blogueiras falando a respeito. Eu sempre faço isso antes de comprar, pois nem sempre os produtos cumprem o que promete, sem contar alguns que não dão detalhes sobre o mesmo na embalagem. Quando estiver na loja, passe um pouco do produto no braço, perto do pulso, e observe quanto tempo ele dura aliSe puder peça amostras da base, ou a base em si emprestada, para puder testar no rosto e ver se a cor está ok e se adapta-se bem a sua pele. 

Dá também pra comprar pela internet, mas não recomendo para as meninas que recém estão começando a se maquiar, é bom você experimentar varias bases, pode ser da sua mãe ou das suas amigas, ver se fica bem mesmo antes de comprar - coisa que não tem como fazer pela internet; Depois de já ter umas duas bases, de saber bem qual tom fica bem em você, qual tipo de base te favorece, dai sim, acho que vale a pena comprar pela internet - desde que seja em um site de confiança

Eu, particularmente, acho que a base é o produto que mais vale a pena investir, mas é lógico, com bom senso, também não rola pagar uma fortuna em uma base que você nem sabe se vai ficar bem mesmo em você. Ha menos que seja uma base muuuito barata e que não vai fazer a minima diferença no seu orçamento, recomendo pesquisar muito sobre a mesma, ler resenhas de varias blogueiras, pedir opinião para as amigas, testa-la antes de comprar e por ai vai. Também não compre por marca, nem sempre as melhoras bases são as mais caras, existe muita coisa boa e barata. Essas são minhas dicas pra vocês, se ficaram com qualquer dúvida, fiquem á vontade pra perguntar ;)

Obs: Todas as imagens desse post foram retiradas do Google Imagens, porém, editadas por mim. 

40 comentários:

  1. Adoro essas dicas e aprendo mto com elas ;)

    bjs
    http://blogvidinhaminha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada, querida, fico feliz que gostes ;)

      Excluir
  2. Dicas super válidas!

    Adorei o post, o blog e já estou seguindo!

    Dê uma passadinha no meu cantinho, será bem vinda... se gostar pode curtir e seguir *__*

    www.tpmbasica.com.br

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada, linda, fico feliz que tenhas gostado *_*
      já estou seguindo o teu também!

      Excluir
  3. Adorei o seu post, eu não entendo nada de maquiagem kkkk sou péssima nisso, acredita que eu nunca usei base? E nem outros produtos, só uso o básico do básico mesmo kkkk mas ultimamente eu quero aprender a me maquiar, pelo menos para ir a um evento ou qualquer outra coisa, tem situações que pedem maquiagem kkkk ai estou dando uma pesquisada em um pouco de cada coisa e o seu post está ótimo, achei ele bem explicadinho e não sabia que tinha tantos tipos de bases kkk Adorei >.<
    Faça mais posts assim viu ♥
    Beijinhos
    You Tube
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi linda, muito obrigada, fico muito feliz que tenhas gostado ♥
      mas tu já é linda sem maquiagem, de base nem precisas, uma levezinha só pra dar um up ficaria mais que ótima em ti (já eu, tenho que usar as de cobertura alta kkk). em ocasiões que pedem mais maquiagem é bom usar, pois geralmente maquiamos bastante os olhos e a boca, ou seja, acaba chamando mais atenção para o rosto, dai quanto mais perfeita a pele tiver melhor mesmo :)
      pode deixar que irei fazer sim!

      Excluir
  4. Eu tive muita dificuldade com bases, nunca achava meu tom de pele, mas graças a Deus encontrei uma milagrosa da Mary Kay e foi amor a primeira vista! haha

    Beijos
    http://blogprincesando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida, eu também tenho/uso uma da Mary Kay, ela é ótima mesmo :)

      Excluir
  5. eu costumo usar a base cremosa sempre gostei mais

    att equipe SD
    http://blogstyledrops.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ha quem prefira né, eu sou mais da liquida mesmo kk

      Excluir
  6. Ótimas dicas, eu uso a base liquida.

    Bjs...

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também uso, linda, e obrigada, fico feliz que tenhas gostado :)

      Excluir
  7. Amei os posts e as dicas, principalmente porque minha pele sempre dá casquinhas quando eu passo base, a melhor pra mim é a liquida!!
    Linda, tenho uma história mt parecida com a sua...
    qnd saiu do colégio qnd tinha 14 anos ficou qnt tempo s estudar? bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida, muito obrigada, fico muito feliz que tenhas gostado :)
      sei como é, já usou a base da Vult? eu adooro os produtos da marca, mas não consegui me acertar nem um pouco com a base, ela até era boa, mas me deixava com a pele toda craqueada, com essas "casquinhas", sabe?kk dai mudei de base e não tive mais problemas com isso. também uso mais a liquida mesmo.
      em 2012 fiquei alguns meses sem estudar logo que sai, não lembro exatos quantos, mas se não me engano uns 2 ou 3, depois fui pro iacs.

      Excluir
  8. gosto da liquida, bastão e as vezes cremosa

    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
  9. Minha base favorita é em stick, porém uso a líquida também. Comprei a base matte mousse da Maybelline e ainda não testei, mas espero que tenha uma cobertura boa. Bj!!

    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca usei a da Maybelline mas já vi dizer que é ótima, se fizer resenha me avise :D

      Excluir
  10. Amei o post! Vou conferir o e como escolher a lingerie! Fiquei curiosa rsrs

    Beeeijos!

    www.achochic.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada, querida, fico feliz que tenhas gostado :)
      confere sim!

      Excluir
  11. Oi, Gabriela!

    Muito obrigada pelo seu comentário no meu blog, fico feliz que tenha gostado dele!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie minha linda!!!
    Que maravilha de postagem, mega didática heim, amei mesmo!!!
    Bom, eu amo as bases liquidas e em mouse e se possivel matte ou semi-matte *-* são as minhas preferidas!

    Parabéns pelo post arrasou

    Beijão
    Luh

    http://luanaflordemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi minha querida, muito obrigada, fico muito feliz que tenhas gostado *-*
      eu também amo, principalmente as liquidas e mattes.

      Excluir
  13. Tem tanta gente que usa base tão mais escura, que parece que passou nutella na cara, ahha
    Beijos,
    www.bellaquebela.com | Facebook: /bellaquebela | Twitter: @bellaquebela

    ResponderExcluir
  14. Amei as dicas, eu não fazia ideia de que existiam tantos tipos de base kk e realmente é um ponto muito importante na maquiagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada, linda, fico feliz que tenhas gostado :)
      é muito importante mesmo!

      Excluir
  15. Parabéns pela aula sobre bases Gabi. Minha dificuldade é encontrar o tom certo, mas tem que testar no colo e não no dorso da mão pra achar o tom certo.
    Hoje tem dois posts esperando por vc.
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida, sei como é, eu também nunca consigo achar um tom exatamente igual ao meu kk mas a dica de testar no dorso da mão não é pra saber da cor, pode até testar com uma cor nada haver, é só pra ver sobre a duração mesmo.

      Excluir
  16. Adoreeei as dicas
    beijos linda

    http://ronyalbuquerque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, querida, fico muito feliz que tenhas gostado ;*

      Excluir
  17. Fica muito bonito uma boa base no rosto, mas sou alérgica tenho de usar em pó.
    Gostei é sempre bom saber mais novidades*
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, linda, fico feliz que tenhas gostado :)

      Excluir
  18. Adorei as dicas, muito úteis! :D
    A cor da base é super importante, mesmo sabendo muitas dicas já é difícil acertar o tom dela, né? :( haha

    Meu blog: http://www.blogpeccos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi linda, muito obrigada, fico muito feliz que tenhas gostado :D
      é mesmo, eu nunca consegui achar um tom exatamente igual ao meu kk

      Excluir
  19. Adorei o post. Eu sempre uso liquida matte, mas gostariade experimentar a mousse e essa air!
    boa semana :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  20. Estou louca por uma base em mousse, eu sempre usei as liquidas.
    Post super completo, me ajudou muito.
    Beijo, beijos!

    Dearitgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amei o post, super completo! Você dando ótimas dicas sempre!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir