13 de ago de 2013

A caixinha de sonhos


Uma coisa sobre mim que vocês provavelmente não sabiam: de vez enquanto tenho umas crises existenciais. Não sei dizer o porque e de quanto em quanto tempo,  mas é algo do tipo que deito a cabeça no travesseiro e sem motivos nenhum as lagrimas começam a escorrer e aquela pergunta que não quer calar me vêm a tona.

Porque estou aqui? Será que é assim mesmo que eu tenho que ser? Será esses os planos corretos? Geralmente as perguntas são essas, as vezes variam, e o que mais dói é não saber responder essas perguntas. Sou uma pessoa muito curiosa, adoro saber de tudo, mas isso,  isso não tem como eu saber.

Quando eu fazia trabalho voluntario, sempre que tinha essas crises de “não sou nada!” me lembrava do sorriso das pobres criancinhas ao me verem, me lembrava que tinha pessoas que realmente não tinham nada, só viviam para trabalhar e pagar as contas. Daí eu sorria e agradecia pela vida que tinha, e o poder estar ajudando aquelas criancinhas, me fazia continuar querendo viver.

Depois de um tempo, quando meu trabalho lá terminou, comecei a ver outras coisas pra fazer. Sempre que eu tinha essas crises de “não faço nada interessante” me lembrava do livro que eu estava lendo e da comida que fiz no dia anterior, e pensava que, sim, eu faço coisas interessantes, mesmo que sejam pequenas coisas do dia-a-dia, como cozinhar uma boa comida ou ter uma boa leitura.

Conforme o blog foi crescendo, sempre que eu pensava que não era nada, me lembrava dos comentários positivos que tive, me lembrava das leitoras que as vezes agradeciam por eu postar tal coisa, do tipo, “era exatamente o que eu estava precisando, obrigada gabi!”; Aquilo me deixava feliz, de alguma forma, eu estava ajudando alguém, eu estava fazendo algo da vida. E ainda estou.

Quando nada disso adianta, eu me direciono ao meu guarda roupa. Não, não estava com frio e nem fui pegar um casaco. Eu me levanto um pouco, subo em algo pra puder alcançar as caixas que guardo lá em cima. Pego uma delas, sento na cama, abro e começo a olhar. Sabe o que tem lá? Sonhos. Sou uma pessoa muito sonhadora e criativa, tenho uma lista de umas 100 coisas que quero fazer; Algumas são bobas, tipo deitar no meio da rua (vi isso em algum filme, só pode!) e subir numa arvore (pois é, não tive infância kk); Outras são fúteis, como colocar silicone nos seios e fazer uma plástica no nariz; Outras possuem números, ler tantos livros, conhecer tantos lugares, fazer tantas coisas. Algumas são grandiosas, tipo conhecer o mundo, outras são mais objetivos, tipo me formar em jornalismo. Mas todas são especiais, de algum jeitinho. Eu olho para aqueles papeis com metas e sonhos escritos e entendo porque estou aqui.

Eu estou aqui por que eu quero estar. Mesmo que eu tenha cólicas desgraçadas na menstruação, mesmo que eu fique de mau humor as vezes, mesmo que eu chore sem motivos, mesmo que eu tenha ataques de risos no meio de coisas serias. Mesmo que eu erre mais do que acerte e que eu, como diz o ditado, “meta os pés no lugar da cabeça”, mesmo que nada dê certo. Mesmo que tudo isso e mais um pouco aconteça, eu quero viver. Eu quero sonhar, quero tomar um Milk shake sem medo de engordar, de preferência em Nova York, e depois embarcar em um avião rumo a torre Eiffel! Quem sabe isso não aconteça um dia? Quem sabe esse dia não esteja mais próximo do que eu penso?

Outro dia li uma frase no Facebook e me identifiquei muito, era mais ou menos assim: “Quando estou sem fazer nada fico imaginando minha vida perfeita”. Sim, eu faço isso, sei que nem sempre as coisas vão ser como quero e procuro até não criar muitas expectativas, mas imagino um bom futuro pra mim, e não me refiro a dinheiro, primeiro lugar no vestibular ou um marido rico-lindo-querido. Me refiro a, daqui a muitos anos, eu deitar a cabeça no travesseiro e pensar “é, o tempo passou rápido, já fiz tudo o que eu queria fazer, mas ainda tem mais!” e terá, sempre terá.

Eu vejo muitos rapazes que passam a juventude preocupados com quem pegou mais na festa passada, vejo muitas garotas que passam  sua mocidade (eita, termo antigo!) preocupadas com quem é a mais desejada ou chorando por garotos. Vejo a juventude deixando um bom passeio de lado por ficar fuxicando Facebook alheio. É, não adianta fechar a janela agora ou fingir que não estava fazendo isso agora pouco!

Vejo tanta gente que não faz nada da vida e nem pretende fazer, e isso é algo que me deprime, me deixa com tristeza alheia.

Não estou falando de plantar uma arvore ou escrever um livro. Sim, eu quero plantar uma arvore e escrever um  livro, mas também quero muito mais que isso. Estou falando de viver, e não, viver não é encher a cara e sair por ai dizendo o quanto é feliz, viver é realmente viver, tendo motivos pra tal. E os motivos são os sonhos, as esperanças, o que você pretende fazer no futuro.

Não é querer bancar a suicida, não me interpretem mal, mas naqueles momentos que penso em desistir de tudo, o que me mantem não só viva como feliz é pensar que um dia esvaziarei a caixa dos sonhos, ou melhor, realizar tudo e substituirei por novos sonhos.

Estudar. Se formar na faculdade. Ter um bom emprego e um bom casamento. Isso até é importante, mas e depois? Ou melhor dizendo, e durante? Somos pessoas. A estudante. A trabalhadora. A esposa. Fala sério, eu quero ser muito mais que isso!

Eu quero viver. E motivos não faltam. E você, quais são seus motivos?

106 comentários:

  1. Nossa, eu te entendo tanto!!! Eu tenho isso também, jurei pra mim mesma que quando completar 13 anos, vou escrever desejos, sei que talvez alguns não realize! Mas eu quero aproveitar a vida, quero ter um sábado à noite, viajar, viver até envelhecer... marcar presença na vida de muitas pessoas!
    http://zombieesvg.blogspot.com.br/**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. escrevi grande parte quando tinha 12, 13... algumas já sonhava em fazer bem antes disso, outras fui adicionando com o tempo :)

      Excluir
  2. Awnnnnnnnn ^O^ Já tive essa tal crise, Gabi ;3 E como você fui vendo que NADA que eu fiz durante minha vida inteira, foi em vão <3' Adorei o texto, diva, me inspirou muito o3o'

    Beijinhos,

    Juu-Chan ;3 | Nescau com Nutella. s2'

    ResponderExcluir
  3. É, também já me fiz muito essas perguntas e ainda faço, mais vejo que tudo tem uma grande importância. Já fui uma garota que sempre desistia de tudo, mas com o tempo aprendi que foi uma 'fase' pela qual muitos passam e que não adiantaria de nada me culpar ou me xingar o mundo não ia parar por isso. Hoje em dia sempre tento e insisto mais um pouco, se não der, não era pra ser, não foi o que DEUS preparou pra mim!

    http://colorfashionmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Que lindo texto. Acredito que os nossos sonhos são essenciais para que continuemos vivos e para que nossa vida tenha algum sentido. Obrigada pelo momento de reflexão proporcionado.
    bjs

    Tem um selinho para você: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/2013/08/selinho-10-books.html

    ResponderExcluir
  5. Acho que todo mundo tem essas crises de vez em quando, mas são poucas as pessoas que realmente se levantam pra dar algum sentido à vida. Creio que nada na nossa vida acontece em vão, sempre aprendemos com os erros e as decepções. E só depende de nós aproveitar ao máximo tudo que a vida tem a oferecer sem medo. Texto muito inspirador, parabéns!

    http://carinafpc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Vivo tendo crises, e penso como você, mais é tudo taõ complicado ne?! rsrs
    ja estou te seguindo ok?!
    Sempre que tiver novidade por aqui, passa la e me avise! Vou vim conferir com o maior prazer!
    Mil beijos!
    blogmeninadeluxo.blosgpot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Também já tive muito dessas crises e ainda tenho, as vezes da vontade de parar tudo fico pensando pra que tudo isso não vou chegar a lugar nenhum, mas são só momentos que vem e passam, bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana! Eu também tenho meus momentos de crises existenciais e assim como você também conheço pessoas que não tem a menor expectativa, sendo que para mim o que faz a vida melhor, são os nossos sonhos, planos e metas.
    Bjs,

    www.garimpus.com

    ResponderExcluir
  9. Sei como se sente, quando você costuma se perguntar sobre as coisas é a té difícil encontrar uma razão pra viver, a grande resposta é que a nossa vida é o que fazemos com ela. Nós somos o que fazemos.
    Bj
    kawaii-and-macabre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Você não esta sozinha. Acho que a maioria das pessoa que conheço sofrem disso, eu mesmo por exemplo, nao a ponto de chorar. Minha mãe diz que é falta da presença de Deus, talvez seja mesmo. Gosto de ir na igreja as vezes e tals me sinto bem. Nossaaaaaaaaaaa, eu puxei o comentário pra um assunto nada a ver.
    bunnets.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Vivo, porque quero realizar meus sonhos e objetivos, e tenho esperança que vou, e essa esperança vem de Deus, pois sei que quando eu partir, terei a vida eterna!
    bjsss

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Conheci o seu blog recentemente. Adorei o seu texto, me senti escrevendo isso.
    Crises existenciais, sei muito o que é isso. Tenho minhas crises desde menininha e nunca entendi como as pessoas podiam viver sem questionar a vida. Eu olho as meninas da minha idade e sinto náuseas de saber que o maior questionamento dela é se a bunda dela fica mais bonita com tal roupa.
    Eu não tenho caixinha dos sonhos pois eu adotei a filosofia de que não se deve ter muitas expectativas, para não acabar se decepcionando se elas não vierem. Mas antes de dormir sempre penso no que eu vou estar fazendo daqui alguns anos.
    Bjuuu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, obrigada :)
      ah, mas se preocupar com o corpo também é importante, mas não deve ser prioridade.

      Excluir
  13. Adorei o seu texto linda,todo dia que acordo eu tenho um sonho ou objetivo a ser cumprindo :)
    Beijos!

    http://www.blogdapaulinka.com/

    ResponderExcluir
  14. Adorei seu texto! Me encaixei em algumas partes...rs Mas o importante é a gente nunca deixar pra trás nossos sonhos, por mais bobos que pareçam!

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
  15. Nossa vc escreve muito bem!
    Acho que tb quero uma caixinha de sonhos...

    Bjs...

    ResponderExcluir
  16. Faço algo parecido. Sempre no final do ano, coloco algumas metas para cumprir, coloco o tempo, o que preciso fazer para alcança-las, e conforme o ano vai passando eu corro atras de realizar essas metas. Tem dado certo, obvio que algumas metas, acabam sendo deixadas de lado, ou acabam se mostrando fantasiosas e tal, rs mas é bom pra fazer um balanço geral do ano, e principalmente pra incentivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também faço as metas do ano, mas confesso que muitas acabo nem chegando perto de cumprir kk

      Excluir
  17. Nossa, me identifiquei muito com o texto! Também vivo pensando nessas coisas, e quando penso "pra que eu vivo?" lembro de todos os sonhos que eu ainda tenho pra realizar, todos os que virão depois, porque a gente é assim né?! Realiza uma lista toda e logo já tem mais uma pela frente!
    Adorei o texto!! Você escreve bem demais!! *-*
    Beeijos
    http://agarotaeotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. excelente texto, flor!

    Tenho minha caixinha de sonhos, não material, mas detalhadamente esculpida no meu coração e mente com metas e sonhos para cada ano, mês e dia. Pois para mim, até as coisas mais pequenas são objetivos a serem alcançados, tudo faz parte da nossa aprendizagem.

    É interessante o ponto que vc citou em ajudar de alguma forma o outro, como vc fazia com as crianças. Nossos sonhos não podem ser apenas egoístas ou corremos o risco de vivermos sempre insatisfeitas. O segredo é incluir a felicidade dos outros também em nossas caixinhas e lutar para poder realizá-la também.

    Ser feliz sozinho é bom, mas ser feliz juntos é imensamente melhor! \0/
    abraços

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, querida :)
      é mesmo, concordo com você!

      Excluir
  19. Como te entendo, li seu texto, e me identifiquei com suas crises existenciais.

    http://mundodeariel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi querida!
    Tem selinho para você no meu blog...
    Béiijosh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi linda, muito obrigada, mas não posto tags/selinhos/memes ok? desculpa :(

      Excluir
  21. Muito bom o texto, até porque acho que todo mundo tem um pouco disso tudo ai e nos fazemos mil e uma perguntas que sabemos que não tem respostas, pelo menos a curto prazo, e é isso ai sonhar é o primeiro passo para o sucesso! Boa sorte :)

    ResponderExcluir
  22. Nhoin, que fofo! Me identifiquei bastante!

    www.docesdias.com

    ResponderExcluir
  23. Nossa que texto perfeito, menina você me descreveu sabia? rs
    Parabéns por essa perfeição *-*

    bjs

    http://timidainocente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Acho que merecemos ser mais que apenas isso, tipo, quer estudar muito e tals, mas durante esse processo, merece muita felicidade, diversão! ai sim tudo vale mais a pena

    Beijos
    http://heyealaysa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Acho que não basta ter uma caixinha de sonhos é preciso correr atrás para concretizar ..bjs
    http://www.simonebastos2007.com/

    ResponderExcluir
  26. Adorei, sempre tenho crises assim, ai tento lembrar de algo que fiz e dos sonhos que ainda tenho que realizar.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  27. Carambaaa...que texto *0*
    Me identifiquei!! Fico assim quase todos os dias!! É meio difícil...mas temos que seguir adiante e entender a vida, mesmo que seja difícil!!
    Beeeijos, fica com Deus

    http://www.delicadinhah.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Acho normal isso acontecer! Também tenho as vezes.
    Pretendo também fazer uma lista de coisas a fazer!

    ResponderExcluir
  29. Essas crises eu acho que todo mundo, acho que eu também identifiquei bastante com o texto.

    Sweet of Cherry

    ResponderExcluir
  30. de vez em quanto eu tenho crises assim.. viva cada minuto intensamente.

    rabiiiscosnopapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. É complicado, mas já tive também hihihih acho que todos tem alguma vez na vida rsrs

    ótima postagem flor!

    Quando puder dá uma passadinha no meu blog, tem posts novos por lá...você e seus leitores serão recebidos de braços abertos por mim.

    Beijinhos de Morango ❣

    http://sorriso-jovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Crises.... ainda bem que elas passam, rsrsrs
    Beijo
    Boa sexta

    ResponderExcluir
  33. Oi querida amiga tudo bem!
    Amei o texto amiga,tbm me identifiquei muito com ele!
    Beijão enorme

    http://diferencial2000.blogspot.com.br
    Lojinha:candylandy.loja2.com.br
    http://docesinlove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Meus desejos são bem maiores que eu, as vezes os vejo como algo impossível e depois acho que não corro o suficiente atras.
    beijos

    ResponderExcluir
  35. Desejo tanta coisa Gabi, o negócio é ir a luta sempre. Afinal nada cai do céu.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  36. Olha pensamos iguais! Tenho listas de desejos, e tais desejos são ridiculos, mas faz parte da vida isso, fases, e mais fases que vamos passar! Crises ahahahah.. adorei o texto, inspirou meu restinho de semana ♥

    Beijos, http://quatorze-primaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi Gaby nossa eu tbm sou assim sabia?
    as vezes tenho uma crises, e fico me perguntando será
    que isso é o que realmente vai dar certo é o que quero pra mim?
    são tantas perguntas sem resposta. mais a vida é isso aê.. a gente
    descobre com o tempo.
    Obrigada pela visita lá no Blog.
    Beijão!
    Diário da Naany

    ResponderExcluir
  38. Olha que texto lindo, Jornalista ou escritora vc ja é de berço e tenho certeza q com esses pensamentos vc alcançará todos os seus objetivos e estarei aqui para te parabenizar, sobre os meus objetivos , hoje aos 45 anos , só penso que sou muito feliz e agradeço a Deus pelo pai q tive pela mãe q tenho pelos meus 2 filhos (uma de 24 e um de 5)e pelo maridão, e por ter amigos mesmos virtuais como vc, obrigada,
    Bjks no seu coraçãozinho, Fica com Jesus e um lindo Final de Semana!!
    Monica Miranda
    Blog Fofocas de Beleza
    http://fofocasdebeleza.blogspot.com.br/
    Canal do Youtube
    http://www.youtube.com/user/monicaamirandads?feature=watch

    ResponderExcluir
  39. Aiiin Que lindo! estava precisando ler algo assim!

    aaah' Decidi continuar com os posts lá no Blog enquanto eu trabalho com os tutoriais para o Youtube ;D
    http://meirecristinaaa.blogspot.com.br/

    beijinhos

    ResponderExcluir
  40. que showw esse post florr
    adotadospelopai.com.br

    ResponderExcluir
  41. Todos nós temos crises... sonhos... motivos... e creio que este seja o motivo para a vida, ter algo para se preocupar e fazer, flor. =]

    ResponderExcluir
  42. Passando pra desejar uma ótima noite *-*

    Atualizei meu blog, da uma olhadnha?
    http://maybe-i-smiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. faz parte nao é mesmo Gabriela!!!
    bjs!!!

    www.gostandodavida.com

    ResponderExcluir
  44. nossa amie seu texto e me identifiquei muito com vc, a um tempo atrás eu estava assim tbm, não via muito sentido na vida e chorava diversas vezes ao dia alem de brigar muito com minha família, até que depois de um dia mto ruim decidi q não seria mais assim e comecei a melhorar a viver de verdade, hoje sou grata por tudo em minha vida e a cada dia que se passa estou mais próxima da minha família :)
    Beijos dA Mari :)

    Blog:
    http://perigosas-garotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. eu tenho minha caixa de sonhos, e em breve, se Deus quiser, vou conseguir realiza-la!

    beijos, @esteffanifontes (twitter&instagram)
    http://blogesteffanifontes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. tb fazia mtos planos antes de casar flor! Principalmente com a minha casa! E acho que hoje em dia não é diferente!
    O que nos motiva a viver é a nossa busca para concretizar nossos sonhos! Sem eles a vida não teria mto sentido hehe

    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me mande um recado no meu blog, que virei aqui comentar! Fica mais fácil para eu não esquecer e sempre estar aqui mantendo contato! ;)

    Beeeijooos, @re_becah

    blogdareh.com.br

    youtube.com/blogdareh

    facebook.com/blogdareh

    ResponderExcluir
  47. Oi Gabi! Me senti aliviada em saber que não sou a única que muitas vezes deita e começa a chorar, como se não fizesse sentindo. Sou uma pessoa muito ansiosa e isso acaba me levando para o lado depressivo, então por muitas vezes me culpo quando algo de errado acontece. Me sinto infeliz, um nada nesse mundo, mas sempre paro e vejo as coisas que desejo conquistar! Me formar, casar, ajudar o próximo, ser alguém que possa fazer a diferença, nem que for minima para contribuir para um mundo melhor. Esse é meu sonho!
    É bom poder ler posts assim que nós faz relembrar dos sonhos, pois as vezes eles ficam esquecidos e isso jamais pode acontecer! Devemos realiza-los, não importa quanto tempo leve! ;)
    Adorei o post! Parabéns!

    Beijo
    http://criandorabiscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Oie Gabi! Muito bom seu texto e super verdadeiro. Quando falamos com as palavras do coração tudo fica perfeito. Acredito que todos nós temos essa crises, é normal do ser humano. Devemos ter sonhos sempre porque são eles que nos movem. Acredite em você mesmo e siga as metas que planejou para sua vida. Jornalismo não é uma profissão fácil, pelo contrário, toma muito tempo da pessoa, requer prática e aprimoramento sempre...além de não se bem remunerado...mas se você quer tem que ir em frente e querer ser sempre mais.
    Beijocas!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  49. Oi linda, tudo bem?
    Sou um pouco assim também, ainda bem que não sou a única.
    Tenho meus sonhos, como todas as pessoas. E quero muito viver. Feliz, como todos querem.

    Ótimo fim de semana para você

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida, tudo sim :)
      obrigada, pra você também!

      Excluir
  50. Oii flor, voçe realmente escreve muito bem, á tempos não parava pra pensar nessas crises existenciais, que me rondam diariamente.
    http://garotaatrevida-01.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  51. Oi Gabriela!

    Acho que com o tempo, estas "crises" passam... Os planos e sonhos devem fazer parte da nossa vida, sem eles perde-se a razão de viver, né? Já estou numa fase, que só faço o que gosto (hehehe) e procuro fazer com alegria!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  52. Ola Gabi!
    Pior que de vez em quando também vem esses pensamentos a tona, mas ai lembro das maiores razões de estar aqui que é a minha família e meus amigos, essas são os motivos de eu levantar todos os dias da cama e colocar um sorriso no rosto, mesmo tendo desavenças na maioria do tempo, mas mesmo assim é um dos meus maiores motivos ;)
    Seguindo!
    Moda Caseira l Instagram

    ResponderExcluir
  53. Gaby vc é linda por dentro e por fora!
    Sabe que somos parecidas?
    Também me pego pensando: será que estou fazendo as coisas certas? Será que a vida que levo nao é uma grande perca de tempo?! Han são tantas duvidas e apenas uma certeza: o tempo passa... E passa rápido. Por isso, acorde!
    Desculpe o desabafo!
    Bjjux de sua mais nova admiradora!

    ResponderExcluir