7 de mai de 2013

Quinze coisas que aprendi antes dos 15 anos (part 3/3)

E essa é a última parte do post especial de 15 aninhos! Dando uma recapitulada básica: Meu aniversário foi no dia 30 e resolvi fazer um post um tanto diferente, porém, para não ficar um tanto grande, dividi em três partes. Na primeira parte escrevi sobre o inicio da minha adolescência, como fui superar o bullying e sobre amizades falsas; Já na segunda parte os temas foram primeiro amor, decepções amorosas, trabalho voluntário e iniciativas. Nesse eu vou abordar temas como novas experiencias, personalidade, família e destino... E uma lição muito importante no final!
11-Tenha novas experiências: A melhor coisa é fazer as malas, entrar no ônibus e não saber exatamente o que te espera do outro lado. Só tive uma experiência assim, quando fui morar durante 6 meses num internato, não sabia se minhas colegas de quarto seriam legais, se eu me acostumaria, se o clima lá seria frio, se me tratariam bem, se eu teria facilidade nas matérias, o que exatamente iria fazer... Mas fui, com a cara e a coragem. Não posso dizer que amei, não, tanto que não voltei pra lá, mas não me arrependo, foi a melhor experiência que tive, gostei muito mesmo. Isso serve pra tudo na sua vida, experimente coisas novas, desde que façam bem para você e não sejam imorais.
12-Seja você como for: Sempre vai haver alguém pra te julgar, pra falar que você é estranha e que seu comportamento não é normal. Mas quem disse que só porque se é jovem tem que sair fazendo bagunça? Quem disse que você não pode se isolar um pouco? Que não pode sonhar algo? Que não pode ser diferente dos outros?! Se algum dia você se sentir um peixe fora da água, lembre-se que do contrario dos outros, você tem muito mais que um aquário pra explorar, você tem um oceano.
13-Seja paciente: O maior problema do jovem é a afobação, aquela mania de “quero tudo agora”, de não saber esperar o amanhã, isso pode parecer bom, mas na verdade é um atraso de vida; Um estudante que quer logo trabalhar (mesmo não precisando disso!) e entra em qualquer serviço de meio turno, ta usando aquele tempo que podia investir no seu futuro, pra atrasar ainda mais; Uma garota que quer logo ser independente e casa cedo (e não por amor!), tem um filho cedo, na verdade ta é se tornando mais dependente ainda, só que ao invés dos pais, do marido. Se soubermos esperar a hora certa, tudo fica bem melhor.
14-Valorize sua família: Eu disse família, então já vou deixar bem claro, um pai que abandona um filho não é familiar, é um estranho que de vez enquanto tenta ser simpático, uma tia distante que quando fala contigo só quer indagar da tua vida também não deve ser considerado família. Família é amor, carinho, proteção, preocupação, chatice e inchação de saco. Família é “não teima comigo e faz o que eu to mandando”, é “não vai ir e pronto” ou “enquanto tu morar em baixo do meu teto terá que me respeitar”, mas também é companheirismo e compreensão, é “não esquece do casaco” e “dou minha vida por ti”. E vou ser sincera, muitas vezes não dei o mínimo valor a isso, eu achava que era maldade deles não me deixarem fazer algo, eu achava que eles não davam a mínima para o que eu pensava e só me privavam de muita coisa pra não se incomodar. Depois, essas pessoas que eu julgava mais importante, todos foram embora, mas minha família, continuou comigo, e vi que todos os “não” recebidos, foram para o meu bem. E quando fui estudar fora, vi que os estranhos não me incomodavam, pelo contrario, não estavam nem ai pra mim, tive que me virar sozinha, daí bateu aquela saudade de ter alguém ali cuidando de mim;
15-Tudo é como tem que ser: Vou contar uma breve história. Eu sempre fui de me jogar muito nos relacionamentos, de me apegar as pessoas, hoje nem tanto, mas na época eu tinha uns 12 anos de idade, perto dos 13, e eu tive minha primeira decepção amorosa, e eu fiquei muito triste, chorei e disse para mim mesma “se eu pudesse voltar atrás nunca teria me envolvido com ele”. O tempo passou e ainda uns dias atrás, antes de dormir, comecei a refletir e percebi a seguinte coisa: Eu ia me mudar de escola, mas continuei naquela por causa dele, naquela escola uma amiga que tive (que conheci meses depois da decepção) me convenceu a fazer a oitava serie lá, fiz, e uns dois meses depois das aulas começaram, tive o celular e a carteira roubados, e não fui mais aquela escola, fiquei um bom tempo sem colégio e decidi ir estudar fora, lá conheci muita gente de culturas diferentes e vi que o mundo é mais do que morar num interior a vida toda e sofrer por "amor", aquilo me fez amadurecer mais. Resultado? Se não fosse aquele idiota na minha vida, ou aquela amiga falsa, ou o fato de eu ter sido roubada, provavelmente minha vida estaria diferente – para pior. Quando uma janela se fecha, uma porta se abre, pode ter certeza disso.
E a mais importante lição... Sempre temos algo á aprender! O que mais vejo são jovens que não viveram nada ainda e se acharem os experientes, os maduros, os que sabem tudo da vida, e recusarem conselhos ou opiniões, ou pior ainda, desprezarem os mais novos. Acho isso totalmente ridículo! Só porque eu tenho 15 anos, não tenho direito nenhum de falar “essas crianças de 12 anos” ou desprezá-los, afinal, eu também tive 12 anos, também tive minhas paixonites e também fiz muita burrada na vida. Se a guria novinha é inexperiente e um tanto idiota, problema é dela, ninguém tem que julgar, um dia ela ainda vai aprender, como eu e vocês aprendemos; Tem pessoas que demoram mais pra amadurecer, e outras bem menos, sinceramente, ter 15 anos não é nada, sei que sou super jovem, bem  novinha, posso ter tido várias experiências, mas ainda vou ter muito mais, tenho muito a aprender ainda, idade não significa maturidade,  o que significa maturidade mesmo é você ter uma boa cabeça e entender esse tipo de coisa.

133 comentários:

  1. Tenho 16 mais achei seu post muito interessante e que vale pra todas as idades 15 anos é ser jovem sim mais também é ser mulher eu digo que não importa a idade e sim o que a gente senti .
    amei seu post , um big beijo!

    http://biaricaldy.blogspot.com.br/2013/05/camisetas-universo-pop.html#.UYl-NbU3uIl

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga

    Cada palavra
    que inspira
    nossa vida,
    acorda novos
    sentidos
    em nossa caminhada.

    Viver é acima de tudo,
    a arte de abraçar os sonhos.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que quanto mais o tempo passa, mas vamos aceitando os conselhos, alias, não aceitando e sim refletindo sobre eles, e os selecionado!
    Beijoos
    www.annemartins.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, como deve ser morar em um internato? O.o haha' é. eu adorei teu post. Eu sou assim mesmo. eu quero tudo de uma vez, é ruim as vezes. Enfim. vou guardar teus conselhos pra minha vida. Beijos, Giovana.

    http://girlsabout.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.espacegirl.com/2012/07/como-e-morar-em-um-colegio-interno.html

      Excluir
  5. Ter paciência é o essencial para conquistarmos nossos sonhos <3. Adorei, hehe, e.e

    ~ Kisses

    - 4 Seconds.

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa sequencia de posts, ficaram ótimos.
    Beijo
    Boa quarta

    ResponderExcluir
  7. Valorizar a familia é realmente mto importante! beijos!

    ResponderExcluir
  8. ola flor poxa ficou muito legal esses seus post confesso que nao li todas as partes mais as parte que entrei e vi aqui li e achei muito legal mesmo paciência deveria ser meu nome mais infelizmente quase nao tenho pois sou muito ansiosa bjs fik com DEUS
    post novo la no blog
    http://apink561.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Li os 3 posts e você está certa em todas! Siga sempre esse caminho :D

    Obrigada pela visita no meu blog!
    Ja estou seguindo aqui :)
    achadosfashionn.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adoreeeeei flor, estava ansiosa pelo final! Beeeijos

    http://www.modafemininaporju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. incrível, parabéns pelo blog!
    Se puder entre e confira o meu blog, iria adorar se você me desse dicas e sugestões. Estou começando agora e estou super animada. Lá eu falo sobre dicas de beleza, moda, unha, cabelo, maquiagem e tudo do universo feminino! Afinal, amigas não falam disso? então, estamos entre amigas já!Blog feito com muito carinho! A sua participação é muito importante para mim, grande beijo

    http://entreamigastips.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Paciência é algo bem complicado de se exercitar neh?? eu tenho muita paciência pra algumas coisas, já para outras eu sou super ansiosa rs!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Gabi!

    Nossa, que lindo ler seus textos e reviver essa fase tão boa dos 15 anos!

    Aproveite bem.

    Beeeeijinhos <3
    Blog EU AMO VERÃO | Canal no Youtube | FACEBOOK

    ResponderExcluir
  14. Nossa, dicas excelentes!

    xoxo,
    @priscilafrr
    http://cappuccinoeaconta.blogspot.com

    A partir de amanhã, as coisas vão mudar lá no blog. Espero sua visita para ficar por dentro da novidade!

    ResponderExcluir
  15. Que bacana esse post.
    Eu queria aprender a ser mais
    paciênte.
    bjs linda.

    andreakubiki.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde
    mto bom seu post ;D
    é complicado exercitar a paciência ne? ;D

    Fique com Deus, bjim Pink
    WWW.bypalomasoares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. realmente otimo post e boas dicas, xoxo boa semana post novo http://fastfashionpink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Aprendemos muito mesmo... e alguns aprendizados são tão significativos que perduram, a vida toda. ^^

    ResponderExcluir
  19. Adorei essa terceira parte, a família é tudo para gente né, família que cuida da gente, não essas que abandonam, pena que pouquíssimos jovens dão valor a isso viu, só dão valor quando perde, e você estudou em um internato em? Nossa deve ter sido uma experiencia incrível, e a gente sempre vai aprendendo mais, sempre tem algo novo para aprender, nunca aprendemos tudo rsrs
    Adorei demais o post :D
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo :)
      estudei sim, se quiser saber como é > http://www.espacegirl.com/2012/07/como-e-morar-em-um-colegio-interno.html
      muito obrigada!

      Excluir
  20. Eu adorei, paciência é chave, eu sou muito impaciente e quero tudo pra ontem kkkk.
    E Gabi, você é bem madura pra sua idade viu, beijos.

    nembalodaredee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Adorei essa terceira parte principalmente
    quando fala da família, realmente família é tudo, nosso
    porto seguro, quando mais precisarmos a família sempre vai
    está no nosso lado, beijos linda!

    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Adoreii, me ajudou também, obrigada pelas dicas. Ainda não tenho 15 anos, faço mês que vem 13 anos O.o
    Mas com certeza vai me ajudar muito até lá... Li todas as 3 partes.
    Amei o blog e já estou seguindo ^^

    http://sweetdreamsoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Amei tudo, principalmente o último tópico!
    Beijos :*
    www.nosolhosdequemviu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Virtude mesmo ser paciente, mas as vezes é difícil neh.

    beijos.

    ResponderExcluir
  25. Adorei a sequência de posts, tudo isso é importante aprender antes dos quinze, mas são aprendizados que levamos pra toda vida e reaprendemos diariamente.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu acompanhei desde o primeiro das quinzes coisas que você aprendeu, e de todos não tem um que eu não tenha me identificado ou discordado.
    Adorei os posts sobre isso, pena que agora acabou rs.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. vc encerrou a terceira parte com chave de ouro. Suas dicas e relatos de experiência foram muito válidos. viver a cada momento exige novos conhecimentos e desafios.
    Crescemos com as ótimas oportunidades mas aprendemos indiscutivelmente com os fracassos, enganos e ilusões.

    abraços!

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  28. Mt bacana, sempre temos algo a aprender a vida inteira msm hehehe
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Adoreeei! Estava ansiosa por esse post, super bacana!
    Bom dia, fique com Deus!
    Um grande beijo
    Ysa
    yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Super ameiii, ser paciente foi a melhor coisa que eu aprendi embora só tenha aprendido mesmo depois dos 20 kkkkk !!!!
    http://www.blogdajoanna.com

    ResponderExcluir
  31. Amei o post Gabriela!
    Recomendo sempre o mesmo!
    Seja você, ame sua família, experimente coisas novas, sempre!
    Adorei!
    Tem promoção e post novo no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
  32. Eu amooo ler o que você escreve!! *----*
    Nessa idade vale a pena mesmo tudo o que vc disse, temos que aprender muitas coisas!!
    e obrigada viu....ela ta muito melhor, obrigada!!
    Beeeijoss, se cuida!!

    http://www.delicadinhah.com.br/

    ResponderExcluir
  33. É ótimo viver, aprender e amadurecer ;D

    ResponderExcluir
  34. Estou adorando essas postagens especiais. Valorizar a família é tudoooo na vida.Com certeza eles que estão do nosso lado em todos os momentos.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  35. Acho super válido, em qualquer idade, a gente parar e fazer uma avaliação dessas. Vou fazer 30 anos mês que vem e estou fazendo isso...

    Beijos, Carol.

    Esmaltes & Carolices

    ResponderExcluir
  36. Muito legal flor!!!
    Adorei!!
    Adoro ler o que vc escreve!!
    heehhehe
    bjos
    http://mundo-d-moda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Achei ótimo os posts todos bem sinceros...ótimas postagens :D

    Quando puder dá uma passadinha no meu blog, tem posts novos por lá...você e seus leitores serão recebidos de braços abertos por mim.

    Beijinhos de Morango!

    http://sorriso-jovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Você está coberta de razão! Sempre temos que ser nós mesmos e estar disposto a viver novas situações :)

    ResponderExcluir
  39. Adorei, meus 15 anos foi traumatizante hahah.Beijinhos

    ResponderExcluir
  40. adorei essa ideia!
    é mto bom fazer um "balanço" do que aconteceu nas nossas vidas pra gente melhorar sempre! (:
    tb amei seu blog! *-*
    beijos

    ResponderExcluir
  41. Legal (:
    Tem novidade lá no blog, venha conferir!
    http://devaneiosdeuma-adolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Parabéns beeem atrasado! hahahaha Adorei! Fiz quinze ano passado e concordo com cada tópico seu! :)))

    Beeijo
    http://miopesanonimos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. adorei seu post, vc estudou em um internato? como é estuda lá?! conta pra gente em um post!

    http://conectadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada :)
      ja fiz esse post faz tempo, confere > http://www.espacegirl.com/2012/07/como-e-morar-em-um-colegio-interno.html

      Excluir
  44. Parabéns pelos seus 15 anos. E olha, se eu tivesse feito essa reflexão toda que você fez e chegado a essas conclusões acredito que teria tido uma adolescência bem mais tranquila!
    Parabéns!

    Beijão

    www.doce-feito-pimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. boa noite minha flor! Vim retribuir a sua visita no meu cantinho. Parabéns pelos 15 anos. Adorei o seu blog. Já estou te seguindo. Tenha um lindo final de semana, Bjs
    Cantinho by Giuly's
    www.excessodegostosura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, minha querida :)
      pra você também.

      Excluir
  46. Como falei... Muitas dessas coisas só aprendi depois dos 15. INFELIZMENTE!
    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br
    Siga-me no Instagram e Dujour: @rosachiclets

    ResponderExcluir
  47. Ahhh, comentário fixo do meu face:
    Meninas. Vocês sabem que agora é assim: eu retribuo todos os comentários, curtidas, seguidores e inscrições no youtube. Basta você deixar um recadinho para mim. Sempre que eu AMAR DE PAIXÃO o seu post eu compartilho em todas as minhas redes sociais.
    Ah, sempre que entro em um blog eu coloco no meu twitter...
    Participe e a recíproca será verdadeira!
    www.rosachiclets.com.br
    E eu estou divulgando este post porque AMEI DE PAIXÃO!

    ResponderExcluir
  48. Invejinha de vc no primeiro. Sempre quis uma experiência assim. E sobre valorizar a família... É clichê, mas é verdade. O número 15 é fato! haha

    ResponderExcluir
  49. Nossa essa série de post ficou perfeita. Me identifiquei completamente!!

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  50. Caramba adorei o teu texto, e você leva jeito pra escritora mesmo e nada de amadora haha E o 13 ''seja paciente'' super serviu pra mim kk
    Adorei o blog, seguindo de volta. Beijo <3
    Cupcake Pink♥

    ResponderExcluir
  51. Nossa, vocÊ vai aprender muita coisa antes dos 20 pode apostar kk
    legal o post.
    www.escravasdamoda.com

    seguindo de volta :)

    ResponderExcluir
  52. Lindaaaaaa!!!!
    Parabéns pelo blog, ameei de verdade!
    Vc é nova mas parece ter uma maturidade e tanto.
    Parabéns viu?
    Quanto as coisas que vc aprendeu, é assim mesmo, cada dia que passar vc vai aprender mais e mais.
    Obrigada pelo seu comentário no meu blog, me estimulou muito viu? Quem sabe não fazemos algo legal juntas, né?

    beijos

    http://omundodasfamosas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  53. Adorei ^^

    http://inspirandoaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Que legal você estudou num internato? Qual foi?
    Experiência de morar fora é tudo, eu já mudei de casa 3x depois que mudei para estudar fora...

    thevitro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  55. Oi Gabriela!

    Tão novinha... e tão experiente! Com certeza só traz maturidade!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  56. Tudo que você aprendeu, eu gostaria de ter aprendido tb D;

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    Facebook - aosdezesseisanos.blogspot.com.br
    Gostei muito do post! rs Boooom diaa amor s2

    ResponderExcluir
  57. Adorei os post, eu prefiro nem lembrar de quando tinha 15 anos piro é poca da minha vida em que não aprendi nada, não superei nada e ainda guardo cicatrizes.
    beijos

    ResponderExcluir
  58. amei amei amei!
    Essa história de valorizar a família, poucos adolescentes conseguem!
    parabéns pelo post flor!

    Muito obrigada por comentar no meu blog! :D
    Ah e sempre que atualizar seu blog me avise!

    Beeeijooos e ótimo final de semana!

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
  59. Nossa bem passei pela parte da afobação kkkkkk

    Mas a principal é valorizar a família q com certeza é a base de tudo né

    Adorei flor

    Bjuu e um ótimo fds

    ResponderExcluir
  60. ameeei esse post, muitas vezes não estamos preparadas pra várias coisas que nos acontecem, ter o apoio da família e confiar nela é essencial ;D
    beeeeeijão, seguindo aqui, *-*
    http://diariodeumuniversoparalelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  61. Oi tudo bem? Gostei da postagem :) Hoje o Meu Blog (Monster Fabulosa)está completando 5 Meses! ^-^ Preparei alguns presentinhos, se você quiser visitar, o link: http://lala-mh-ecologico.blogspot.com.br/2013/05/5-meses-de-blog-cleo-desert-frights.html Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, tudo sim! obrigada :)
      que legal, parabéns!

      Excluir
  62. Gostei do post, Li as três partes. Você arrasa!
    Entendi perfeitamente o moivo pelo qual quer ser jornalista.

    Xerim :)
    www.trilouca.com

    ResponderExcluir
  63. Nossa, adoreeeei o post, principalmente a parte do internato. achei super interessante e li o seu post sobre o IACS e também achei super legal gata! Amei, eu mesma achava que era um horror total estudar num colégio interno, mas agora eu vejo que não era nada daqui que eu imaginava!
    Obrigada pela visita no meu post do SD!
    bjs

    PB // RC // SD

    ResponderExcluir
  64. Opa...não consegui comentar no post anterior. Mas gostaria de saber como está o mercado de moda no Brasil.Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  65. Muito legal os seus posts! Obrigada pelo lindo comentário no meu blog!!! Deve ser mais difícil entrar aos quinze anos, né??? Vou te add no face!!!

    Tchauu!!!

    ResponderExcluir