1 de mai de 2012

Profissões da moda

Todos sabem que o hoje é o dia do trabalho, não é? Então, resolvi juntar duas coisas, uma que amo e outra que hoje é o dia: Moda + Trabalho. Algumas pessoas acham que trabalhar na área da moda significa apenas ser ou estilista, ou costureira, mas o que não sabem é que existem milhares de profissões nesta área. 
Agente de modelo: Esta todos conhecem né? Como o nome já diz, agenciam modelos. Infelizmente o salario inicial não é grande coisa, pode variar mas é entre 500 á 1.000 reais, com o tempo pode subir aos poucos para 6.000.
Assessoria de imprensa: Para esta precisa ser formado em jornalismo também, divulga empresas ou pessoas desta área, deve conhecer bem profissionais da moda e manter boas relações profissionais com eles; No inicio ganha em torno de 1.500 reais, futuramente o aumento vai até em torno de 5.000.
Cabeleireiro/Maquiador: Existem dois tipos, estes que vemos em salões por aí, e os da área da moda, que produzem apenas modelos, sabem tudo de moda, e já são re conhecidos; No inicio ganham 150 reais por dia de trabalho (Mas não há trabalho todos dias, apenas para desfiles e eventos) e pode chegar á 10.000 mensalmente.
Comprador de varejo: É quem faz as compras para lojas de departamento, escolhe as mercadorias e quantidade certa, é também quem negocia os preços e viaja para pegar tendencias de outros países. O salário varia muito.
Consultora: Há dois tipos, este é o primeiro, que trabalha para empresas selecionando, por exemplo, as roupas. Mas é uma profissão para quem já tem muita experiencia nesta área, então nem pense em cursar moda e já ir trabalhar direto nisto.
Consultora pessoal: Também conhecida como Personal Stylist, como o nome já diz, é quem trabalha para pessoas e não para empresas. A consultora vai na casa do cliente, separa algumas roupas, faz uns testes, algumas saem para fazer compras (personal shopper), faz um livro com o que o cliente deve e não deve usar, enfim, é um serviço completíssimo, porém não é muito barato. Não há salario fixo, depende do numero de pessoas que você atender mensalmente, mas não pense em ficar rica deste modo, se você mora em certas cidades, as pessoas são cabeças fechadas, acham que não precisam, enfim, você não irá conseguir muitos clientes em seguida que começar a trabalhar.
Desenvolvimento de produto: É o coordenador, que prepara as ideias para serem aceita pelos clientes, ganha em torno de 1.000 reais no inicio, depois de anos o aumento pode chegar á 8.000 reais.
Editora de moda: Responsável pelas matérias de moda em revista, não somente pelos textos ou fotografia mas pela matéria toda em si, é necessário experiencia, ganha em torno de 4.000 reais.
Estilista: A maioria desenha roupas, mas também há para acessórios e sapatos. É uma das profissões mais comuns nesta área e pode ser encontrados facilmente em lojas de tecido (onde desenham gratuitamente para os clientes da loja e no final do mês são pagos pelo dono), e há os que trabalham por conta própria vendendo seus desenhos para lojas, enfim, são vários tipos, inicialmente ganha de 800 á 1.500 reais, com o tempo esse salário vai aumentando podendo chegar á 10.000.
Figurinista: Seleciona as roupas para apresentações, novelas, filmes, propagandas, etc. Em média, trabalhando na televisão, ganha em torno de 3.000.
Fotografo: Fotografa não somente modelos, mas tendencias, eventos de moda, etc. Inicialmente não ganha muito, o salário varia bastante.
Jornalista: Trabalha escrevendo sobre moda e principalmente sobre o que é tendencia em outros países, o salário inicial é de 1.200 e pode chegar até 12.000. E será minha futura profissão!
Modelista: Sabe aquelas revistas que vem com moldes de roupas dentro? Exatamente. Ganha em torno de 800 á 1.000 reais, com o tempo este salário pode subir para 2.500.
Modelo: Não somente em passarelas, existem as modelos fotográficas entre outros tipos. Unica formação que precisa é estar dentro dos padrões de beleza da agencia e ser selecionada. Os caches iniciais são de 80 á 500 reais, os de modelos experientes são negociáveis. 
Produtora: É quem cuida de tudo em campanhas publicitarias e eventos, escolhendo o local, os fotografos e por aí vai. Ganha de 800 á 1.300 reais, pode chegar á 5.000.
Produtor de desfile: É quem cuida de tudo em desfiles, seleciona a equipe de profissionais, as modelos,os maquiadores, e tudo mais para que não haja erros. Não há salário fixo, ganham conforme o tamanho do evento. 
Produção executiva de desfile: Cuida dos detalhes do desfile (como o som e a iluminação), também, na maioria das vezes, cuida da plateia, mandando convites e verificando a infra-estrutura se está ok.
Vendedora: Até uma simples vendedora de uma loja, desde que de grife, é considerada trabalhadora da moda, pois é orientada a atender os clientes mostrando-lhe tendencia e se vestir conforme a moda.
obs1: A foto (do inicio do post) contem revista importada TeenVogue, desenhos da estilista (mãe!) Rose Mendes, 2 convites pro Moda Pelotas e uma fita métrica.
Obs2: Gostaria de ter colocado foto para cada profissão mas devido ao fato de serem bastante, e de eu não gostar de pegar fotos de terceiros, não foi possível.

13 comentários:

  1. São tantas opções, difícil escolher uma hein, haha me destaco em maquiagem e cabelo. Eu corto meu próprio cabelo. Beijooos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo! O meu cabelo eu também corto, mas sempre que me ofereço a cortar os dos outros ninguém quer, então já que não passo confiança melhor eu nem tentar essa profissão :( kkk Vou fazer jornalismo nessa área, porque amo escrever e amo moda, dai vou trabalhar fazendo o que gosto :)

      Excluir
  2. Amei as profissões,fica dificil escolher hein!Beijinhus,amei o blog e ja estous eguindo de volta!
    Beijuus

    http://juh-barros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, tem que ver a que mais se identifica né :)
      Obrigada :D

      Excluir
  3. É verdade,que bom que você lembrou viu.
    Seguindo e amanda*
    Espero vc no meu!
    http://coisasdagiovanna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah que legal essa ideia de post! Adorei. Tem muita gente querendo trabalhar com moda e não sabe que profissão seguir, curti =D

    Beijos, Daay
    www.dayanebiassio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, eu sempre tive uma certa vontade de trabalhar com moda, mas dai sempre tem os ignorantes que acham que moda é só estilista ou costureira né, dai ficavam dizendo que o salário era baixo e enfim, pesquisei, me informei, e decidi que quero fazer jornalismo nesta área :)

      Excluir
  5. Tenho muita vontade de direcionar minha faculdade (jornalismo) pra moda também. É um mercado concorrido, mas vale a pena! Quero fazer Design de moda depois pra ter base pra isso :)) Te respondi lá no blog e estou te seguindo tbm! Lindo seu blog! beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por responder lá, e por seguir e comentar aqui :)
      É mesmo, boa sorte então ^^ (e pra mim também, mas isso só daqui uns aninhos kk)

      Excluir