25 de mai de 2012

Minhas 10 dicas pra quem começa a blogar

Foi essa matéria que li e me inspirou á fazer este post, eu sempre procuro dar dicas para tudo, mas nunca dei dicas para as blogueiras, e percebo que uns 90% dos comentários são de outras blogueiras, raramente alguém que não tem blog comenta ou segue aqui, mas da mesma forma que há blogueiras muito mais experientes que eu, iguais, há outras que recém estão no começo, e com 2 anos de blog já passei por muita coisa e vou compartilhar com vocês as minhas dicas:
Partindo do principio: Der repente a ideia de criar um blog surge, você não sabe nada sobre isso, você le alguns blogs de vez enquanto e acha legal, como você lê poucos, e não sabe que sim, embora talvez na sua turma ou vizinhança ninguém seja, existem muitas blogueiras, e não, não adianta criar um blog porque fulaninha de tal que é blogueira está realizada da vida e vive ganhando presentinhos e sendo vip nos desfiles e sei lá mais o que, não importa quanto tempo de blog ela tem, o que conta não é os anos, e sim o esforço, a dedicação, etc.
Qual nome? Meu primeiro conselho em relação á isso, é que escolha com carinho, porque não é legal depois de um tempo, que os leitores já acostumaram, mudar der repente de nome. E não coloque nomes grandes demais, não coloque seu nome completo(você é a blogueira, você não é o blog, deixe seu nome para o perfil), não coloque nomes que tem diversos blogs com nomes parecidos, etc. Use e abusa da criatividade, por exemplo, ao invés de spice girl, eu dei uma "brasileirada" e coloquei espace. Enfim, seja criativa!
E o design? Não precisa ser comprado, pode ser gratuito, ou feito por você mesmo, só não acho legal pegar layouts de sites que todas acessam e pegam, o ideal é você personalizar o seu para ele ser único, não precisa baixar nada, você pode colocar um plano de fundo, fazer (através do photoscape dá) o titulo bem bonito, colocar cores que tenham haver com seu blog, etc.
E as páginas? Não precisa ter muitas, o ideal é ter, além do inicio, uma página do perfil, uma de contato, e mais alguma com informações adicionais, claro que não precisa se limitar a isso, mas não precisa criar página pra tudo!
O que coloco no perfil? Garanto que você não deve ser tão feia e que não tenha como tirar uma foto, não tem câmera? Pede emprestado, tira com o celular, etc. Mas acho super importante ter pelo menos uma foto sua. Além da foto, informações como nome e sobrenome, idade, cidade, e principalmente sobre seu jeito de ser são super bem vindas.
Como divulgar? Há blogueiras que só faltam mandar fazer um cartaz gigante e coloca em algum lugar, ok, cada um com sua forma de divulgar, mas o papagaio do vizinho não vai seguir seu blog, não adianta o fato de você ter um blog virar o foco da sua vida e você pedir pra todos seguirem, não adianta ter vários seguidores que apenas clicaram num botão e nunca mais vieram em seu blog. Então a forma mais interessante de divulgar vem no próximo item...
Hora de fazer a social na blogsfera! Talvez até mesmo seus conhecidos não comentem seu blog, mas garanto que outras blogueiras, que sabem como isso é importante, comentem. Mas como elas vão chegar até você? Simples, você tem que mostrar que existe, que está ai, da mesma forma que não adianta chegar numa festa e ficar no seu cantinho, solitária e quieta. Vá aos outros blogs, comente, seja simpática, dê sua opinião, e retribua os comentários. Alguém comentou no seu? Comente no dela também! Só não vale "seguindo,segue?", pois, afinal, se temos um trabalho para fazer o post, queremos que você tenha no minimo um trabalhozinho pra comentar sobre o post. 
Organize-se! Mas sem exageros. Eu tenho uma pasta só para o blog, e lá coloco todas fotos e posts que tenho aqui, também coloco listas de próximos posts, e a agenda, onde cada dia escrevo o que posto. Simples! Mas tem blogueira que planeja para o mês inteiro o que vai postar, eu fazia isso, mas como vocês podem perceber nos posts antigos (nem tanto; do inicio do ano, por exemplo), havia muito "obs: post atrasado tantos dias", pois antes eu achava que se não tivesse eu acabaria desleixando e deixando de postar, dai que você se engana, as vezes falta algo pra fazer um post, e se você tem compromisso de toda segunda, por exemplo, postar o look, e você vai viajar e fica sem câmera e acontece sei la o que, você acaba não postando. Então ao invés de agendar os post, faz uma lista com o que você pretende postar, e conforme dá, você vai postando. O ideal é postar todo dia.
Dedique um tempo para o blog. Não sei vocês, mas eu gosto de colocar horários, não exatamente certos, mas "em torno de tal hora irei fazer tal coisa" para as obrigações, eu reservo a noite para usar o blog, lembrando que não é só postar, tem que responder os comentários, retribuir, comentar em outros blogs, etc. 
Linguagem: Não é nada interessante ler algo que temos que fazer um enorme esforço pra entender, parece que a blogueira é burra e desligada, que estava conversando com uma amiga que tem o mesmo costume, minimizou e continuou escrevendo no blog como se escrevesse para esta tal amiga. Você não precisar ser um gênio do português para saber que o correto é porque e não "pq", que é você e não "vc", e por aí vai.
Estas são algumas dicas, claro que existe muito mais que essas, mas considero estas as mais importantes. Eu espero ajudar! E vocês, bloguetes, qual as dicas de vocês? qual é a mais útil?

13 comentários:

  1. Pois é, antes de se fazer um blog você não imagina o quanto vai viver.. O nome por exemplo, sempre influência na característica do blog e de certa forma vai determinar o assunto nele. Tudo que foi falado é importante, conteúdo então? Está a cima! (:

    http://world-cutest.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo :) Já to seguindo teu blog! Adorei.

      Excluir
  2. São óptimas dicas :))
    Gostei muito do seu blog e realmente tem dicas interessantes, e sim, vou seguir o seu blog :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, mas porque o "e sim" e o ":p" porque que eu lembre não pedi pra seguires e se não gostou pode se retirar ;)

      Excluir
  3. Oi flor, são ótimas dicas para quem for começar um blog =)...

    Bjuus ;*
    http://mundo-da-isabella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olã flor tudo bem contigo?é a primeira vez que estou visitando seu cantinho,amei o conteudo e as dicas que tu du sobre blog,é super importante tudo que vocês falo...estou seguindo seu blog... espero sua visitinha no meu cantinho também.. tenha uma semana abençoadissima... fique com Deus beijos http://coisasdemulher2012.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, você também, tenha uma ótima semana! Já visitei o teu, adorei e já segui.

      Excluir