23 de abr de 2012

Editor de fotos: PhotoScape (part I)

Quem nunca se perguntou "porque eu não consigo tirar fotos boas que nem tal pessoa?" e então a resposta é bem simples, claro, a câmera também ajuda bastante, mas acredite, um bom editor de fotos funciona melhor ainda. Eu sempre fui apaixonada por fotografia, isto desde muito tempo (tipo, muito mesmo!) só que antes eu não sabia qual o editor melhor para fotografias, e postava em seguida que fotografava, de qualquer jeito mesmo; "E se a foto ficasse linda mas muito escura ou clara, por exemplo? Simples, eu descartava tal imagem!". O problema é que eu só houvia as pessoas falaram do photoshop, um dia resolvi baixar e podem me chamar de burra mas acho que consigo resolver qualquer coisa menos aquilo, me compliquei demasiadamente com tal coisa, sei que talvez seja "o melhor" mas como minhas fotos não são "as melhores" o scape já ta de bom tamanho. Enfim, após muita pesquisa desisti, até um dia na casa de uma amiga vi o "photoscape" minimizado, perguntei o que era, ela me explicou direitinho, e então chegue em casa, fui no baixaki, e baixei o tal programa acreditando ser só mais um pra eu me estressar, mas fiquei bastante surpresa com a facilidade, a instalação foi super rápida, é gratuito e ótimo. Mas agora vamos conhecer melhor este programinha facilitador? 
EDITANDO FOTOS:
Clicando na aba EDITOR você irá ser redirecionado para está página, na lateral, como você vê, aparecerá as pastas e quando você clicar, aparecerá miniaturas das fotos, então basta clicar na foto que desejar editar. São varias coisas que você pode fazer com uma foto, vou mostrar primeiro como fazer as coisas básicas:
COMO DESVIRAR A FOTO:
Nós iremos trabalhar com esta foto (eu!!), o problema dela são vários, se prestarmos atenção por exemplo veremos que tem um braço alheio no cantinho da foto, tiraremos depois. A foto também está muito clara devido á luz do sol, e claro, já ia esquecendo, temos que desviara-la. Aperte o botão que a seta vermelha esta indicando, é claro, no caso não haverá seta vermelha.
CORTANDO A FOTO:
Quando você clicar na aba cortar (Inicio, Objeto, CORTAR, tools), automaticamente você poderá cortar a imagem, da mesma forma que eu fiz na foto acima, você arrastará o quadrado deixando a parte que você quer cortar fora. Então é só apertar o botão CORTAR, que a seta vermelha indica, e automaticamente a foto se cortará.
REDUZINDO OS RUÍDOS:
A minha câmera é tão ruim, mas tão ruim, que até está foto de celular fica melhor! Mas apesar de ficar melhor, se dermos zoom na imagem, por exemplo, veremos que está cheia de ruídos, ou seja, a qualidade não está boa. Para tirar estes indesejáveis ruídos basta clicar no botão FILTRO e logo em seguida colocar o mouse em cima do "Redução de Ruídos", e então selecionar a opção que você quer, como a foto não está das piores, selecionei nível baixo.
COLOCANDO CONTRASTE:
Colocar contraste, ou como esta nomeado o botão, colocar "auto-contraste", é nada menos e nada mais que tirar aquele apagadinho da foto e dar um up á mais, destacando-a mais.
GIRAR A FOTO:
Primeiramente clique no botão que a seta vermelha está indicando, assim uma nova janelinha irá abrir-se, depois você vai movendo o botãozinho verde para onde você quiser na linha, quando gostar do resultado largue-o e clique em OK.
ILUMINANDO A FOTO:
Clicando na seta irá aparecer esta janelinha, se a foto estiver escura você pode selecionar o modo brilho, se não deixe no modo normal mesmo, você também pode selecionar a intensidade, eu deixei 30%.
EFEITOS DE CORES:
Além de todas opções (neste post não utilizamos nem a metade!) também há esta, de alterar um pouco as cores, basta clicar, no seu teclado, CRTL F e então irá aparecer aquela janelinha, há seis opções de efeitos (cinema, processo cruzado, velvia, provia, portra e agfa) e três de intensidade para cada (baixo, médio e alto), são somente seis efeitos, mas você pode combina-los, por exemplo, colocar um processo cruzado (que  é ideal para ser usado em fotos que contenham verde) que foi o que usei e depois colocar um agfa. 
A FOTO ESTÁ PRONTA, E ENTÃO?
É só clicar SALVAR e então uma janelinha irá se abrir com opções, clique em SALVAR e pronto. Como há muito que se aprender sobre o photoscape, resolvi dividir este post, não sei em quantos ainda, mas logo (não irei dar data, pois nem eu sei, no máximo semana que vem, mas fiquem de olho pois posso postar antes!) postarei a Part II que conterá algumas coisas sobre como fazer efeitos incríveis, tirar tons indesejáveis ou manchas, etc. Espero que tenha ajudado!

3 comentários: