20 de abr de 2012

Como ficar bem até naqueeles dias?

Nós mulheres ás vezes sentimos inveja dos homens que não tem essa porcaria sabemos o quão isso irrita, não necessariamente todas, mas para as (tipo eu) que se sentem uma torneira sanguínea ambulante extremamente mal sabem como é. Existe forma de sobreviver até naqueles dias? Olha, se (novamente, tipo eu) nem remédio e mais remédio adianta para você não sei não, mas andei dando uma pesquisada e vi que só tomar remedinho e ficar o dia todo praguejando por tudo que é lugar não adianta, há coisas simples que aliviam uma cólica das piores e deixam seu humor um pouquinho melhorzinho. Borá conferir as dicas?
FASES: A monstra (apelidinho carinhoso!haha) tem fases sim, e não há como tratar sem saber qual fase é.
TPM: Antes da menstruação, quando a gente se olha no espelho e pensa “ué, eu não tinha essa barriguinha inchada uns dias atrás” ou “meus seios estão maiores”, mas também “ai, eu estou dolorida!”.  Para quem não sabe, além do inchaço nesse período podemos engordar até 2 quilos!
Fase menstrual: Durante a menstruação. Varia muito a quantidade de dias, mas eu percebi que no inicio (primeiros meses) é o terror, a minha durou uns 15 dias, já depois do primeiro ano a coisa vai diminuindo, tem mulher que menstrua desde três dias até dez.
Fase ovularia: Depois da menstruação, quando não há mais a borra (um corrimento de uma cor meio que marrom, no final da menstruação), dura por volta de 5 dias.
ATRASO MENSTRUAL É NORMAL? Depende, para uma mulher reguladissima pode ser sinal de bebe á bordo ou de algum problema, mas claro, atrasos de até uns 3 dias são super normais. Mas e se você é totalmente desregulada? Pode haver dois motivos, no primeiro ano da menstruação é assim mesmo (não para todas, mas para grande parte), e se depois do primeiro ano continuar assim, você é desregulada mesmo, a solução é tomar pílula, mas como nem toda mulher gosta, o jeito é sobreviver assim mesmo. Mas é bom consultar a ginecologista.
QUANDO É O PERIODO FERTIL? Em torno do 14º dia após o inicio da menstruação (se sua monstra é de dez dias, por exemplo, quatro dias depois você está fértil). Normalmente este período dura cerca de 6 dias, sendo mais fértil ainda o terceiro dia, mas claro que isto pode variar de mulher para mulher, então é importantíssimo você não esquecer do preservativo nunca, afinal, ninguém quer ser mamãe antes do tempo.
QUAIS OS TIPOS DE TPM? Da mesma forma que a monstra tem fases, também a TPM tem tipos.
A: irritada e sensível; pode aliviar tais sintomas com alimentos que contenham Vitamina B2, B6, Magnésio e Zinco.
C: cansada, com vontade de devorar tudo que seja doce, fissurada por pães e massas; Os alimentos indicados tem que conter fibras, vitamina B3 e zinco. Fuja do chá preto e do café!
D: depressiva, chorona e sem sono;  Os alimentos devem conter triptofano, acido fólico, magnésio e complexo B.
H:aumento de peso, retenção de liquido, seios e barriguinha inchada; Os alimentos devem conter Zinco e/ou Vitamina B6.
ALIMENTOS QUE FAZEM BEM: São vários, verduras e legumes, por exemplo, além destes os abaixos:
Salsicha, salsão, alcachofra, folhas, arroz, pão, cereais, granola, couve, mostarda, batata doce, novez, amendoim, amêndoas, pistache, soja, lentilha, feijão, ervilha, grão de bico, etc. Frutas, qualquer tipo faz bem, mas principalmente melancia  e abacaxi.
ALIMENTOS QUE FAZEM MAL: Sabe aqueles alimentos que nos dá uma vontade anormal de comer? Tipo chocolate, por exemplo, pois é queridas,  podem chorar, só não podem come-los:
Café, refrigerante, chimarrão, chá preto, chocolate, açúcar, bebidas alcoólicas, carne vermelha e sal; Estas são as principais, que devem serem evitadas por todos tipos de mulheres e suas monstras, mas além destas você tem que ver qual seu tipo e deixar de lado os alimentos que fazem mal, e claro, comer bastante os indicados.
Realmente, a monstra é um monstro que vem nos incomodar, mas minha dica é, faça amizade com este monstro, faça o que ela quer, coma o que ela quer (e não o que você quer!), o que não vale é ficar o dia todo deitada, exercite-se, use um absorvente bem grosso que suporte bastante sangue, troque de 3 em 3 horas, de uma duchinha quente de vez enquanto, deite-se e durma, coloque bolsa de água quente no ventre, caminhe, exercite-se, cuide-se e sobreviva.
obs1: Tirei algumas informações daqui, daqui, daqui e daqui
Obs2: Cólicas demasiadamente fortes não são normais, cuidado!. 

7 comentários:

  1. Oi Gabi, eu vindo aqui de novo, interessante este post, como curiosidade, mas passando mesmo para desejar um ótimo final de semana cheio de paz e alegrias.
    Beijos do amigo Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, pra ti também, um ótimo final de semana! :)

      Excluir
  2. Super bacana esse post, muito esclarecedor. São dias dificeis pra nós mulheres, heim ?! ehehehe Um otimo final de semana Gabi. Xêro ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada; São mesmos, sofro demais com isso :-( kk
      Pra ti também, um ótimo final de semana! :)

      Excluir