15 de jan de 2012

Como cuidar bem das unhas

Algo que quase toda mulher é loucamente apaixonada, digo gosta são esmaltes, mas convenhamos que em certas unhas desanima pintar! Imagine a cena: você está com aquele esmalte maravilhoso, que você pintou ainda ontem, suas unhas estão grandes, você está amando suas unhas e se orgulhando delas e derrepente PUFT! a unha quebra quase pela metade. Isso é péssimo, mas muitíssimo pior são aquelas unhas que não crescem, que se descascam, que se enchem de manchinhas brancas e por ai vai. Dai a vontade que da é arrancar-las fora e ir comprar unhas postiças, dai você compra e adivinhe só? As unhas postiças não cabem nas suas, elas são muito fininhas e a sua unha é larga demais. Mas calma, seu mundo não está perdido, nem suas unhas já eram! Primeiramente quero contar algo para vocês, em torno de uns 6 meses atrás, as minhas unhas estavam muito fracas, com manchas brancas(que hoje diminuíram-se pelo menos 90%) e com as camadas da unha se dividindo(Pra quem não sabe, a unha tem duas camadas, a minha de cima estava caindo), eu ficava muito cabisbaixo por isto, principalmente quando entrava em alguma farmácia daquelas que tem enormes prateleiras cheias de esmaltes. Resolvi ir na dermatologista, e sai de lá arrependida por ter gastado mais de vinte reais naquilo(meu plano de saúde cobra as consultas, que absurdo!); Não, a dermatologista foi bem legal até, mas ela falou coisas bem obvias... E verdadeiras! Quantas vezes alguém não lhe disse que se você continuar pintando as unhas continuamente ficará com problemas? Que ficar mexendo nas unhas deixa-as fracas? Aposto que alguem já lhe deve ter dito isto e/ou outras coisas do gênero pelo menos uma vez na vida, mas como dizem, santo de casa não faz milagre!
Eu acho que é bastante obvio dizer que está totalmente proibido roer as unhas?!
Agora, vamos as dicas:
*Pintar uma unica vez na semana: Não tem problema nenhum em retocar a unha, porque o que faz mal não é o esmalte e sim a acetona(até removedores sem acetona fazem mal, pouco mas fazem!); É claro que sua unha não irá quebrar porque um dia tinha uma festa e você mudou o esmalte pra combinar mais com a roupa ou sei lá, mas vamos tentar evitar o uso continuo de removedores de esmalte.
*"Irei deixar um tempo sem pintar": De jeito nenhum! Eu já fiz muito isso, deixei uma vez um mês inteiro sem pintar e vocês acham que adiantou? Cresceu pouca coisa e logo quebrava, porque a unha não tinha nenhuma proteção(no caso o esmalte). O ideal é sempre usar esmalte ou base, nem que este você deixe por mais que uma semana.
*Coisas que fazem mal á unha: 
saliva - não importa se você irá roer a unha ou não, só a saliva já faz mal; Então, se você tem o péssimo habito de colocar a mão na boca, se ligue, você não é mais uma criancinha, não precisa colocar a mão na boca, supere isto!
produtos de limpeza - a dermatologista me recomendou usar luvas para lavar a louça mas nisto eu fui bastante desobediente, e ainda estou sendo. Odeio lavar louça com luvas, lavo sem proteção nenhuma e querem saber porque? Porque acho isto frescura! Eu cuido de minhas unhas, uso pouca acetona, se tiver que limpar a casa com algum produto muito forte eu usarei luvas, mas eu apenas lavo a louça do almoço portanto não preciso de luvas. Esta é minha escolha, mas se você se sente melhor usando luvas use!
água - a água para nós é algo ótimo, mas não para as unhas. Calma, você não precisa deixar de tomar banho (por favor, não deixe de tomar banho!) nem de lavar as suas mãos, muito menos de deixar as mãos de molho para tirar as cutículas, apenas evite lavar muito seguido as mãos (Isto é para os maniacos que tem medo que morram porque não lavaram bem as mãos!).
*"Esmalte vermelho deixa a unha forte": Uma parte da mulherada diz que sim, a outra parte diz que não, os médicos dizem que claro que não! Eu não tenho opinião sobre isto, sei que quando deixei minhas unhas umas três semanas com este esmalte aqui elas cresceram bastante, mas logo depois percebi que a razão delas terem crescido não foi a cor do esmalte e sim a ausência de acetona durante bastante tempo.
*"Removedor de esmalte faz mal, irei tirar então descascando": Me fala mais uma vez isto que eu chamo o hospício!Garota, tente entender que suas unhas não são de ferro, pelo contrario, são bem frágeis, quando você descasca é a mesma coisa que do socar as unhas, você as machucas e as deixa fracas.
*"Estou com manchas brancas, e agora?!": Foi o que eu falei para a dermatologista e ela me mandou fazer um exame de sangue (que eu não fiz até agora, e faz meses!) porque tinha certeza, digo achava que eu tinha problema na tireoide(a mãe tem, eu tenho alguns sintomas e é bem provável que eu tenha mesmo); Por isto que eu recomendo, se você tem manchas brancas na unha, pode ser apenas alguma fraqueza como pode ser algo sério, não custa nada ir na dermatologista(ok, custa dinheiro!hehe) pra pelo menos ficar mais segura, mais tranquila em relação a isto.
Agora que você já sabe como cuidar corretamente das unhas, espero que siga as minhas dicas porque eu quero ver toda mulherada com as unhas de arrasar para puder usar todos esmaltes que eu recomendo aqui no blog!

2 comentários:

  1. Ameeei as dicas! Claro que algumas já sabia, mas outras não!

    Querida, meu blog está de design novo, você podia comentar dizendo o que achou?
    Aguardo sua opinião!

    Beijos!
    www.blogmodasdegarotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, adorei o design, de muito bom gosto mesmo; Já comentei! :-D

      Excluir